
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) marcará presença no Festival da Ciência pelo Clima 2025, que será realizado nos dias 14 e 15 de novembro, das 9h às 17h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A programação da instituição, organizada pela Coordenação de Divulgação Científica, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), terá atividades que combinam ciência, inovação, arte e cidadania.
As ações serão apresentadas por diferentes unidades da Fundação, entre elas, a VPEIC, a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE), o Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC).
O estande da Fiocruz abrigará, por exemplo, jogos interativos e educativos da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), um programa da VPEIC; a exposição sobre Coleções Biológicas da VPPCB; a dinâmica do CEE sobre a importância do Complexo Empresarial e Industrial da Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS); e a experimentação científica “Há vida na gota d’água?”, do Museu da Vida (COC).
O IOC apresentará várias atividades, entre elas, “Por dentro do sangue com ArteCiência”, “Mosquito 360º: o vetor na palma da mão” e “Ciência na Estrada: educação e cidadania”. O público também poderá explorar temas ligados à saúde pública e à biodiversidade, com jogos e atividades sobre vírus, bactérias, insetos, imunizações e terapias integrativas, desenvolvidos por laboratórios como o de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, Enterobactérias, Protozoologia, Entomologia, Biologia Molecular de Parasitas e Vetores. Ainda, haverá a dinâmica do “Ciclo do Poder – um jogo em prol da dignidade menstrual”, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde da EPSJV.
Para Cristina Araripe, coordenadora da Coordenação de Divulgação Científica da VPEIC, a participação no Festival é uma oportunidade de fortalecer a presença da Fiocruz nos espaços públicos de ciência e aproximar ainda mais a instituição da população. “A Fiocruz tem um papel histórico na popularização da ciência e na construção de pontes entre o conhecimento científico e a sociedade. Estar nesse festival, em um espaço tão simbólico como a Quinta da Boa Vista, é reafirmar nosso compromisso com a educação, com a cultura científica, com a popularização da ciência e com o enfrentamento dos desafios ambientais e sociais, especialmente quando o Brasil vivencia a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima”, destaca Cristina.
Com entrada gratuita, o Festival da Ciência pelo Clima 2025 é promovido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e promete transformar a Quinta da Boa Vista em um grande espaço de convivência, aprendizado e inspiração para futuros cientistas, celebrando o papel das universidades e instituições públicas no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade.
Serviço
Festival da Ciência pelo Clima 2025
Data: 14 e 15 de novembro
Local: Quinta da Boa Vista – Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 9h às 17h
Entrada gratuita
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



