No último sábado, 27 de setembro, a Fiocruz Bahia participou da 23ª Feira de Saúde e Cultura no Ilê Axé Iyá Nassô Oká, popularmente conhecido como Terreiro da Casa Branca, no Engenho Velho da Federação. O evento que já é tradição na cidade de Salvador, contou com diversas atividades para a comunidade e atendimentos de saúde.
Ciência e comunidade lado a lado
Com o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente: Plantando um futuro melhor na promoção da saúde”, a feira chama atenção para a relação entre o cuidado com a natureza e a qualidade de vida da população. A proposta é oferecer serviços gratuitos de saúde, atividades educativas e culturais em um ambiente de acolhimento e trocas de saberes.
A ciência esteve presente com as atividades educativas apresentadas pela Fiocruz. Entre elas: a prevenção do câncer de mama, conhecendo o HTLV, ações educativas voltadas à saúde sexual e reprodutiva, histologia, jogos sobre anemia falciforme e atividades lúdicas para crianças e adolescentes, incentivando a educação em saúde desde cedo.



Durante o dia, a comunidade pode ter acesso a uma ampla rede de serviços gratuitos como consultas médicas clínicas, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação de adultos, orientações sobre planejamento reprodutivo, preventivo (prevenção aos cânceres de colo de útero e de mama), atendimento odontológico e distribuição de preservativos.
Fisioterapeutas e reflexoterapeutas também estiveram presentes promovendo o alívio de estresse e a melhora da circulação sanguínea da comunidade presente. Essas ações foram realizadas em parceria com profissionais voluntários, a Secretaria Municipal e a Secretaria Estadual de Saúde, além de instituições de ensino como a Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
A feira também contou com espaços de economia solidária com estandes de moda, semi-jóias, ótica, artes plásticas e cosméticos naturais. Para Daiane Fonseca, sócia proprietária da Òtica Fonseca, e neta da casa, o espaço “é uma oportunidade tanto para apresentar seus produtos como de celebração da cultura afro-brasileira e de fortalecimento comunitário”.



Tradição e resistência
O Terreiro da Casa Branca, é um dos mais antigos e respeitados terreiros de Salvador, reconhecido como patrimônio histórico e cultural. Mais do que um espaço religioso, o local desempenha papel de resistência, memória e cuidado coletivo.
Com mais de duas décadas de existência, a Feira de Saúde e Cultura da Casa Branca reafirma a importância do diálogo entre tradição, ciência e cidadania. Para o diretor da Fiocruz Bahia, Valdeyer Reis, “a participação no evento representa a continuidade de sua missão de promover saúde, ciência e inclusão social, fortalecendo vínculos com a comunidade e contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável”.
por Iana Motta
Source link