Fiocruz promove 1ª Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde Pública dos Brics-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

11/09/2025

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias) e Cristiane Boar (VPSGRI/Fiocruz)

A Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza a 1ª Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde Pública dos Brics (INSPs). Integrada à agenda da Presidência Brasileira dos Brics em 2025, a conferência ocorre entre os dias 15 e 17 de setembro, no Rio de Janeiro, com o objetivo de fortalecer os sistemas de saúde dos países-membros por meio de cooperação técnica e científica.

A cerimônia de abertura terá a presença de autoridades como o presidente da Fiocruz, Mario Moreira; a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, Mariângela Simão; o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) com representação no Brasil, Cristian Morales; e o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

“A cooperação em Saúde Global foi considerada uma prioridade pelo Governo Brasileiro para os trabalhos em Brics”, destaca o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. “É muito importante que nós, que integramos o bloco, possamos estabelecer colaborações que fortaleçam nossos sistemas de saúde, nossa capacidade de produção e de pesquisa. A conferência é justamente o ambiente para a construção dessas parcerias”.

O governo brasileiro tem valorizado os Brics como um bloco de equilíbrio das relações multilaterais. A Fundação, como instituição estratégica do Estado brasileiro, cada vez mais fortalece sua ação na Saúde Global e, a partir da designação pelo Ministério da Saúde, conduz a criação e a organização dessa 1º Conferência no âmbito dos Brics, reforçando a relevância dessa agenda. A Fiocruz coordena três dos oito temas prioritários destacados na Declaração dos Ministros da Saúde do bloco. A instituição também organizou a primeira Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde do G20, coorganizada com a Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública (Ianphi) e o CDC África.

Ao longo de três dias, o evento reunirá representantes dos países membros do bloco: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã; e dos países parceiros: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã. Ao todo, 21 países foram convidados para debater temas estratégicos em saúde pública como vigilância e resposta, sistemas de saúde, equidade e determinação social, mudança climática e saúde e combate à fome e pobreza.

Saúde Global como prioridade

Entre os destaques da reunião está o painel Diálogo Estratégico entre os INSPs do Brics: Mapeando Capacidades em Prioridades Compartilhadas de Saúde, moderado pelo assessor da presidência da Fiocruz para assuntos internacionais e relator-geral da conferência, João Miguel Estephanio. O painel terá a participação da diretora de Vigilância Colaborativa, Força de Trabalho e Emergências de Saúde da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (Ianphi), Sadaf Lynes.

“Os Institutos Nacionais de Saúde são as contrapartes da Fiocruz em seus respectivos países, então essa Conferência reveste-se de extrema relevância para a implementação de cooperações técnicas eficazes, cujos resultados contribuirão de maneira significativa para o fortalecimento da saúde no âmbito do Sul Global”, ressalta a vice-presidente de Saúde Global e Relações Internacionais (VPSGRI/Fiocruz), Lourdes Oliveira. “Ademais, essa conferência reforça as propostas e iniciativas apresentadas pelo Brasil enquanto na presidência pro-tempore do G20, Brics e Mercosul, possibilitando à Fiocruz apoiá-las sob a perspectiva da Saúde Global e da Diplomacia em Saúde”.

Ainda na programação, estão previstos momentos de diálogo estratégico entre os representantes dos INSPs dos Brics, além de painéis sobre vigilância e resposta a emergências; fortalecimento dos Sistemas Nacionais de Saúde; cooperação dos países que compõem o bloco para enfrentamento das desigualdades em saúde; mudanças climáticas, saúde e equidade, visando um caminho estratégico para a COP 30; e o combate à fome e à pobreza.

Serviço:
1ª Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde Pública dos Brics.
Data: 15 a 17 de setembro;
Horário: 9h às 18h;
Local: Hotel Rio Othon Palace (Copacabana – Rio de Janeiro, RJ);
Confira a programação completa.


Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário