Elas vão ocupar os espaços da Fiocruz para fazer a festa da ciência feminina em todo o Brasil. Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, a Fiocruz vai transformar suas unidades e regionais em um palco de vivências e imersões. A iniciativa reúne rodas de conversa, imersões, visitas a laboratórios, ações educativas, produção audiovisual e atividades formativas, alcançando meninas e mulheres de diferentes territórios — urbanos, periféricos, quilombolas e indígenas — com o objetivo de estimular o protagonismo feminino nas áreas científicas, valorizar saberes diversos e enfrentar desigualdades históricas, raciais, territoriais e ambientais.

A Coordenação de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CDC/VPEIC) é a unidade responsável pelo Programa Mulheres e Meninas na Ciência. No Rio de Janeiro, o evento ganha o nome de Imersão no Verão e reúne cerca de 150 estudantes do Ensino Médio da rede pública, de 9 a 11 de fevereiro, em 40 atividades científicas e culturais e experiências práticas. O encontro já entrou no calendário da Fiocruz e é garantia de troca e vivência científica. As atividades contam com o engajamento de mais de 210 mulheres, entre pesquisadoras e profissionais da saúde e pós-graduandas, de 13 unidades técnico-científicas. A celebração da data acontece na Tenda da Ciência, no Campus Manguinhos, e será transmitida pela VideoSaude Distribuidora.  

No Paraná, o projeto Elaborando Universos Lúdicos começou no dia 6 de fevereiro, com o Encontro com o Universo Lúdico, voltado à formação, capacitação e experimentação em ambientes lúdicos de estudantes da rede pública do Paraná. No dia 11 de fevereiro, acontece a atividade Nos Bastidores da Fábrica de Ideias, quando será realizado o acompanhamento dos jogos em desenvolvimento pelas alunas. O cronograma segue no dia 24 de fevereiro, com a divulgação da seleção de um dos jogos desenvolvidos durante o projeto. O escolhido será apresentado em exposição no dia 6 de março.

No Amazonas, a programação também começou em 6 de fevereiro, no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus. A palestra “Mulheres e Meninas na Ciência: o compromisso da Fiocruz com a equidade na pesquisa” foi ministrada por Alda Cruz, Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. No próximo dia 11, terá início o lançamento de vídeos com mensagens curtas para incentivar e valorizar a presença feminina na ciência, publicados nas redes sociais da Fiocruz Amazônia.

Mas a celebração da data pela Fiocruz AM não para por aí. De 3 a 5 de março, será realizado o encontro “Liderança, Amazônia e Saberes na Ciência (ELAS)”, na Escola Estadual Ernesto Penafort, em Manaus, com foco na equidade de gênero e no protagonismo de meninas da educação básica em áreas periféricas.

Já no Piauí, a programação será concentrada no dia 11, com a realização de uma imersão no Quilombo Vaquejador, em Piripiri. Abordando o tema “Mulheres e meninas quilombolas no fazer ciência para o enfrentamento ao racismo ambiental e às mudanças climáticas”, a atividade terá a participação de cerca de 50 meninas e mulheres quilombolas e será disponibilizada pelo canal da Fiocruz PI no YouTube.

Ainda no dia 11, a Fiocruz Ceará promoverá a Imersão 2026 – Mais Meninas na Fiocruz Ceará, das 8h às 16h, em escolas dos municípios de Eusébio, Fortaleza (Passaré) e Aquiraz. Abordando o tema “Experiências vividas. Saberes partilhados.”, a programação será realizada nas escolas Eusébio de Queiroz, Manuel Ferreira da Silva, Ana Bezerra de Sá, Escola 2 de Maio, Escola Parque Maria Bernardo de Castro e Escola das Guaribas.

A Fiocruz de Minas Gerais realizará, também no dia 11, das 8h30 às 17h, no Auditório do Instituto René Rachou, a imersão “Protagonismo feminino, territórios e futuros possíveis”. O dia de atividades contará com mesas-redondas, exposições de trabalhos, jogos, oficinas e exibição de filmes, entre outras ações.

No Mato Grosso do Sul, o dia será marcado pelo lançamento do vídeo produzido em campo por equipes da Fiocruz MS com mulheres indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. O material será lançado às 9h, nas redes sociais da Fiocruz Mato Grosso do Sul. A Fiocruz Rondônia também preparou uma atividade especial para celebrar a data. Das 13h30 às 17h, acontecerá uma imersão na Escola Estadual Carmela Dutra, beneficiando 150 alunas do ensino médio. O tema da atividade é “Mulheres e Meninas na Ciência em Territórios Vulneráveis: promoção da equidade de gênero frente aos desafios das mudanças climáticas”.

Sobre a data

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e ampliar a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A data busca dar visibilidade às pesquisadoras, incentivar vocações científicas e combater desigualdades estruturais ainda presentes nesses campos. 


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário