Elas vão ocupar os espaços da Fiocruz para fazer a festa da ciência feminina em todo o Brasil. Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, a Fiocruz vai transformar suas unidades e regionais em um palco de vivências e imersões. A iniciativa reúne rodas de conversa, imersões, visitas a laboratórios, ações educativas, produção audiovisual e atividades formativas, alcançando meninas e mulheres de diferentes territórios — urbanos, periféricos, quilombolas e indígenas — com o objetivo de estimular o protagonismo feminino nas áreas científicas, valorizar saberes diversos e enfrentar desigualdades históricas, raciais, territoriais e ambientais.
A Coordenação de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CDC/VPEIC) é a unidade responsável pelo Programa Mulheres e Meninas na Ciência. No Rio de Janeiro, o evento ganha o nome de Imersão no Verão e reúne cerca de 150 estudantes do Ensino Médio da rede pública, de 9 a 11 de fevereiro, em 40 atividades científicas e culturais e experiências práticas. O encontro já entrou no calendário da Fiocruz e é garantia de troca e vivência científica. As atividades contam com o engajamento de mais de 210 mulheres, entre pesquisadoras e profissionais da saúde e pós-graduandas, de 13 unidades técnico-científicas. A celebração da data acontece na Tenda da Ciência, no Campus Manguinhos, e será transmitida pela VideoSaude Distribuidora.
No Paraná, o projeto Elaborando Universos Lúdicos começou no dia 6 de fevereiro, com o Encontro com o Universo Lúdico, voltado à formação, capacitação e experimentação em ambientes lúdicos de estudantes da rede pública do Paraná. No dia 11 de fevereiro, acontece a atividade Nos Bastidores da Fábrica de Ideias, quando será realizado o acompanhamento dos jogos em desenvolvimento pelas alunas. O cronograma segue no dia 24 de fevereiro, com a divulgação da seleção de um dos jogos desenvolvidos durante o projeto. O escolhido será apresentado em exposição no dia 6 de março.
No Amazonas, a programação também começou em 6 de fevereiro, no Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus. A palestra “Mulheres e Meninas na Ciência: o compromisso da Fiocruz com a equidade na pesquisa” foi ministrada por Alda Cruz, Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. No próximo dia 11, terá início o lançamento de vídeos com mensagens curtas para incentivar e valorizar a presença feminina na ciência, publicados nas redes sociais da Fiocruz Amazônia.
Mas a celebração da data pela Fiocruz AM não para por aí. De 3 a 5 de março, será realizado o encontro “Liderança, Amazônia e Saberes na Ciência (ELAS)”, na Escola Estadual Ernesto Penafort, em Manaus, com foco na equidade de gênero e no protagonismo de meninas da educação básica em áreas periféricas.
Já no Piauí, a programação será concentrada no dia 11, com a realização de uma imersão no Quilombo Vaquejador, em Piripiri. Abordando o tema “Mulheres e meninas quilombolas no fazer ciência para o enfrentamento ao racismo ambiental e às mudanças climáticas”, a atividade terá a participação de cerca de 50 meninas e mulheres quilombolas e será disponibilizada pelo canal da Fiocruz PI no YouTube.
Ainda no dia 11, a Fiocruz Ceará promoverá a Imersão 2026 – Mais Meninas na Fiocruz Ceará, das 8h às 16h, em escolas dos municípios de Eusébio, Fortaleza (Passaré) e Aquiraz. Abordando o tema “Experiências vividas. Saberes partilhados.”, a programação será realizada nas escolas Eusébio de Queiroz, Manuel Ferreira da Silva, Ana Bezerra de Sá, Escola 2 de Maio, Escola Parque Maria Bernardo de Castro e Escola das Guaribas.
A Fiocruz de Minas Gerais realizará, também no dia 11, das 8h30 às 17h, no Auditório do Instituto René Rachou, a imersão “Protagonismo feminino, territórios e futuros possíveis”. O dia de atividades contará com mesas-redondas, exposições de trabalhos, jogos, oficinas e exibição de filmes, entre outras ações.
No Mato Grosso do Sul, o dia será marcado pelo lançamento do vídeo produzido em campo por equipes da Fiocruz MS com mulheres indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. O material será lançado às 9h, nas redes sociais da Fiocruz Mato Grosso do Sul. A Fiocruz Rondônia também preparou uma atividade especial para celebrar a data. Das 13h30 às 17h, acontecerá uma imersão na Escola Estadual Carmela Dutra, beneficiando 150 alunas do ensino médio. O tema da atividade é “Mulheres e Meninas na Ciência em Territórios Vulneráveis: promoção da equidade de gênero frente aos desafios das mudanças climáticas”.
Sobre a data
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e ampliar a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A data busca dar visibilidade às pesquisadoras, incentivar vocações científicas e combater desigualdades estruturais ainda presentes nesses campos.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



