Entre os dias 1º e 10 de outubro, a Fiocruz recebeu uma delegação de representantes dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) da África e Timor Leste. A missão de estudos em preparação e resposta às emergências sanitárias (PRE) incluiu programação no Rio de Janeiro, Manaus e Brasília, e conta com visitas técnicas, apresentações institucionais e encontros para a discussão de desafios contemporâneos da saúde pública global, incluindo mudanças climáticas, desastres naturais e emergências sanitárias.
A missão foi organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates e pela Global Health Satrategies (GHS), com participação e apoio desde a sua concepção e planejamento da Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais (VPSGRI/Fiocruz), em articulação com o Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais do Brasil. O encontro reuniu representantes de todos os países da CPLP, incluindo a Guiné Equatorial, mais recente membro do bloco, além de organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS/AFRO), o Fundo Global e instituições nacionais de saúde de países como Moçambique, Angola e Cabo Verde. Cada país contou com cerca de três representantes, entre gestores e técnicos, com o objetivo de trocar experiências sobre modelos de resposta a emergências em saúde pública.
A programação no Rio de Janeiro (1º e 2/10) foi centrada na apresentação das capacidades científicas e institucionais e teve atividades no Castelo Mourisco, na Unidade de Apoio ao Diagnóstico (Unadig), no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Biobanco da Biodiversidade em Saúde e no Centro de Pesquisa, Inovação é Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias, no campus Maré. Houve ainda sessões técnicas sobre vigilância genômica, epidemiologia, comunicação em saúde e os sistemas de dados como o InfoDengue e o Observatório Covid-19. Foram destacados o Plano Estratégico de Cooperação e as redes estruturantes da CPLP, como a Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública, Rede de Escolas Técnicas, Rede de Escolas Nacionais de Saúde Pública e de Bancos de Leite Humano.
O coordenador na VPSGRI, Pedro Burger, que, junto com o coordenador do Escritório da Fiocruz na África, Augusto Paulo Silva, coordenaram a participação da Fundação na missão, destacou que a elaboração do conteúdo técnico e científico da agenda traz visibilidade para saúde global. “A missão dessa visita de estudos em preparação e resposta para emergências sanitárias, que inclui também as emergências de desastres e climáticas, reforça o compromisso da Fiocruz e do Ministério da Saúde e o papel do Brasil junto aos países lusófonos, trazendo uma oportunidade que pode ampliar parcerias futuras com parceiros tradicionalmente consolidados”, comentou.
Em Manaus, o grupo conheceu um pouco dos desafios em saúde em regiões remotas e de fronteira. A programação incluiu visitas à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), à Fundação de Medicina Tropical e a unidades móveis de atendimento, como o Barco Hospital João 23. A Fiocruz apresentou suas ações em vigilância laboratorial, doenças tropicais e cooperação na área de fronteira.
Em Brasília, a programação foi voltada ao entendimento da estrutura nacional de resposta a emergências. As atividades envolvem a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais de Saúde (Aisa), do Ministério da Saúde, o Centro de Operações de Emergência (COE) e a Opas. Os participantes acompanham apresentações sobre a atuação do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Demsp), o entro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e a integração entre os níveis municipal, estadual e federal na condução de respostas rápidas a surtos e desastres. A delegação ainda visitou à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e foi recebida pelos seus responsáveis, que informaram sobre ações de cooperação que Agência desenvolve com os Estados-Membros da CPLP.
Pedro Burger ressalta a importância de fortalecer a capacidade de resposta rápida e coordenada às emergências sanitárias nos países da CPLP. “Essa visita não foi só para apresentar o que temos, mas também para ouvir. Estamos conhecendo melhor as forças e os desafios que cada país enfrenta, e isso reforça a importância do intercâmbio e da construção conjunta. Estamos falando de uma cooperação baseada na solidariedade e na ciência”, concluiu.
Fonte: Fiocruz (Cristiane Boar).
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado