Ação conjunta mobiliza a capital e os municípios vizinhos para ampliar proteção da população, com busca ativa, vacinação extramuro e horários estendidos nas salas de vacina


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promoveu, no sábado passado (31/1), Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela, com foco especial nos municípios da Região Metropolitana de Goiânia. A abertura oficial foi realizada no Ciams Novo Horizonte, na capital, e contou com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), Éder Gatti, reforçando o compromisso nacional com a proteção contra a doença.
Foram aplicadas cerca de 12 mil doses de diversas vacinas, sendo 3.986 doses da vacina contra a febre amarela. A mobilização abrangeu municípios da Região Metropolitana, que foram orientados a intensificar estratégias de busca ativa de pessoas não vacinadas, realizar ações extramuros e ampliar os horários de funcionamento das salas de vacina. O objetivo do Dia D com estratégia de vacinação é facilitar o acesso e aumentar a cobertura vacinal, especialmente entre pessoas que não conseguem buscar os serviços de saúde em horário comercial.
Éder Gatti destacou a importância da ação. “O nosso objetivo é aumentar a vacinação porque o vírus está circulando. Precisamos proteger a população e evitar que a doença retorne para as áreas urbanas das cidades.”
A SES-GO reforça que a proteção contra a febre amarela é fundamental em uma região com intensa circulação populacional e áreas de transição entre ambientes urbanos e rurais. Segundo a Vigilância em Saúde, manter a vacinação em dia é a forma mais eficaz de prevenir casos graves e óbitos, além de evitar a reintrodução da doença em áreas densamente povoadas.
Dose única
A campanha também busca sensibilizar a população sobre a importância de se vacinar antes da temporada com maior circulação viral. A febre amarela é prevenível com uma única dose, disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde, e é recomendada para todas as pessoas a partir dos 9 meses de idade, salvo contraindicações específicas.
Com o apoio do MS e a participação ativa dos municípios, a ação reforça o compromisso do estado de Goiás com o enfrentamento de doenças imunopreveníveis, contribuindo para proteger toda a região metropolitana e fortalecer a rede de vigilância epidemiológica.
A cobertura atual da febre amarela no Brasil é de 74,20% e, em Goiás, de 74,19%. A vacina da febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, sendo uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço aos 4 anos. Para os adultos com esquema incompleto ou não vacinados, é recomendada uma dose única na população de 5 a 59 anos de idade.
No total, 30 municípios participaram da mobilização foram Abadia de Goiás, Brazabrantes, Caturaí, Goianira, Goiânia, Guapó, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás e Trindade (Regional Central), Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Caldazinha, Hidrolândia, Senador Canedo, Silvânia e São Miguel do Passa Quatro (Regional Centro-Sul), Anápolis (Regional Pirineus), Firminópolis, Aurilândia, Córrego do Ouro, Palmeiras, Palminópolis, Sanclerlândia, São João da Paraúna, São Luiz de Montes Belos, Turvânia (Regional Oeste II ) e Itaberaí (Regional Rio Vermelho).
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
Foto: Marco Monteiro/SES-GO
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



