O Ministério da Saúde (MS) informou ter recebido 217 notificações de intoxicação por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 seguem sob investigação.
O boletim mais recente, divulgado na noite desta segunda-feira (6), mostra que o estado de São Paulo concentra 82,49% das notificações, com 15 casos confirmados e 164 em análise. O Paraná registrou dois casos confirmados e outros quatro sob investigação.
Outros 12 estados também investigam suspeitas: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (2).
MORTES EM APURAÇÃO
Duas mortes foram confirmadas em São Paulo e outras 12 ainda são investigadas: uma no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, uma na Paraíba e uma no Ceará.
Durante entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o Governo Federal apoiará o estado de São Paulo para acelerar a confirmação dos casos. Dois laboratórios serão referência para os exames, sendo um na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outro na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo Alexandre Padilha, a parceria com a Unicamp envolve o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que possui capacidade para realizar cerca de 190 exames por dia.
COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS
O ministro afirmou que a Unicamp poderá receber amostras de outros estados interessados em utilizar sua estrutura para esclarecer suspeitas de contaminação. Além da Unicamp, a Fiocruz também colocará um laboratório à disposição de São Paulo e de outras unidades da Federação que tenham dificuldades na realização dos testes.
Com o objetivo de agilizar os diagnósticos, Alexandre Padilha orientou os profissionais de saúde a notificarem imediatamente cada suspeita, sem esperar pela confirmação laboratorial para iniciar o tratamento.
ANTÍDOTOS DISPONÍVEIS
No sábado (4), o Ministério da Saúde anunciou a compra de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol para o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS). Os produtos serão utilizados no tratamento de intoxicações causadas por metanol em bebidas adulteradas.
O ministro explicou que o fomepizol deve chegar nesta semana e ficará concentrado em centros de referência estaduais. “Estamos garantindo um grande estoque estratégico por precaução”, afirmou.
TRATAMENTO SEGURO
Conforme o ministério, tanto o etanol quanto o fomepizol podem ser administrados nos casos suspeitos, desde que sob prescrição e acompanhamento médico. A aquisição do fomepizol foi viabilizada em parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e um fabricante do Japão, que mantém estoques nos Estados Unidos.
Com informações da Agência Brasil.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado