Governo deve entrar na Justiça contra médicos que publicam conteúdos antivacina na internet-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

17/11/2025

O Ministério da Saúde (MS) deve entrar na Justiça para representar criminalmente contra médicos que utilizam as redes sociais com o objetivo de fazer publicações com conteúdos que espalham desinformação sobre as vacinas. A medida foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha em um post na internet neste domingo (16), e de acordo com Padilha, também deve focar nas pessoas que, além de divulgar desinformação, vendem cursos, consultas e tratamentos sem comprovação científica. 

“O Ministério da Saúde, em contato com a Advocacia Geral da União (AGU), exercerá tudo que puder, do ponto de vista jurídico, para impedir que essas pessoas continuem espalhando mentiras e negacionismo sobre vacinas. E ainda mais, que ganhem dinheiro com isso. É o negacionismo aliado à ganância. A COP30 mostrou que o negacionismo mata pessoas ao negar a crise climática, que já é uma crise de saúde pública, ao tentar desincentivar e criar mentiras sobre vacinas, sobre proteção à saúde, sobre aquilo que a gente precisa fazer cada vez mais, que é proteger a vida. Eles acham que tem um governo leniente, mas não tem. Nós vamos derrotá-los e vamos buscar puni-los”, assegurou.

Um levantamento feito pelo Laboratório DesinfoPop, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), mostrou que o Brasil concentra 40% de todo o conteúdo antivacina da América Latina e do Caribe. Segundo o estudo, de 2019 a 2021, as publicações antivacinas aumentaram mais de 680 vezes, justamente no período que compreende a incidência dos casos de covid-19. Em 2025, as desinformações ainda circulam 122,5 vezes mais do que em 2019.

A pesquisa ainda lista 175 danos falsos que foram atribuídos às vacinas e 80 substâncias vendidas como “antídotos” ou “desintoxicantes – detox” com a falsa promessa de desfazer os efeitos das vacinas. Um dos falsos tratamentos em alta fala sobre a “spikeopatia”, que aponta para uma possível intoxicação por vacinas de mRNA, com sintomas a longo prazo. No entanto, a “spikeopatia” não possui comprovação científica. 

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a pasta dará início aos trâmites judiciais nesta segunda-feira (17). Além da representação na Justiça, também estão previstas ações com os conselhos regionais de medicina. A AGU analisa notificiar as plataformas digitais extrajudicialmente para retirar os conteúdos de vendas de cursos, materiais e outros conteúdos que propaguem desinformação.




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário