O que é Cefaleia? Guia Completo com Sintomas e Como Aliviar a Dor

Joabe Antonio de Oliveira

05/09/2025

A cefaleia é uma condição comum que causa dor ou desconforto em qualquer parte da cabeça, couro cabeludo, pescoço, rosto ou nuca, podendo afetar um ou os dois lados da cabeça.

Existem diversos tipos de cefaleia, também conhecida como dor de cabeça, como cefaleia em salvas, tensional e pós-raqui. Essa condição pode ser causada por fatores como estresse, pressão alta, ansiedade, ou até por problemas mais graves como hemorragia ou tumor no cérebro.

A cefaleia pode ser tratada com medidas simples como repouso e hidratação. Já a cefaleia persistente e/ou acompanhada de outros sintomas, é importante consultar o clínico geral ou neurologista, para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de remédios e cirurgia, por exemplo.

Sintomas de cefaleia

A cefaleia pode causar sintomas como:

  • Dor do lado direito ou esquerdo da cabeça;
  • Dor em toda a cabeça;
  • Dor na nuca;
  • Sensação de pontadas na cabeça;
  • Lacrimejamento dos olhos e alteração na visão;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Sensibilidade à luz, cheiro ou sons;
  • Dor no fundo do olho.

Os sintomas de cefaleia variam conforme o tipo dessa condição.

A dor da cefaleia pode ser do tipo latejante, pressão ou aperto, choque, facada, ardente, maçante. Já a intensidade varia entre fraca, moderada, forte e muito forte, podendo durar segundos, minutos, horas, dias ou até mesmo meses.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Red flags na cefaleia

As “red flags” na cefaleia são características e sintomas que levam à suspeita de uma causa séria da dor de cabeça, e que necessitam de uma avaliação médica urgente para descartar condições graves, como hemorragia e meningite, por exemplo.

As principais red flags são: cefaleia de início abrupto e que fica intensa em menos de 1 minuto; crises frequentes de amaurose fugaz; e alteração no nível de consciência ou convulsões.

Pupila dilatada, cefaleia acompanhada de febre e náuseas/vômitos, especialmente com letargia e convulsões, e dor de cabeça que surge após exercícios físicos exaustivos, relações sexuais ou tosse, por exemplo, também são red flags na cefaleia.

Tipos de cefaleia

Os tipos de cefaleia mais comuns são:

1. Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas, ou cefaleia em cluster, é o tipo mais doloroso de dor de cabeça e a sua causa exata é desconhecida.

No entanto, acontece devido a alterações no sistema nervoso, sendo mais frequente em homens com mais de 30 anos e que consomem bebidas alcoólicas, por exemplo.

Esse tipo de cefaleia é caracterizada por uma dor de cabeça forte que inicia de repente, atrás ou ao redor dos olhos, que pode ser acompanhada de lacrimejamento do olho ou inchaço no rosto, que normalmente surgem no mesmo lado da dor.

2. Cefaleia tensional

A cefaleia tensional, ou cefaleia de tensão, é o tipo mais comum de dor de cabeça e pode ocorrer devido a contração dos músculos do pescoço e fatores como estresse, ansiedade ou má postura, por exemplo.

Esse tipo de cefaleia geralmente caracteriza-se por uma dor em forma de pressão em toda a cabeça como se tivesse com uma faixa apertando a cabeça, além de dor na nuca e sensação de pressão atrás dos olhos.

3. Cefaleia pós-raqui

A cefaleia pós-raqui é um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer dentro de 5 dias após a administração de um anestésico na coluna, para realização de cirurgias como cesárea ou cirurgia de joelho.

Esse tipo de cefaleia é caracterizado por uma dor de cabeça na parte da frente ou de trás da cabeça, ombros ou pescoço. Confira outros sintomas da cefaleia pós-raqui.

A cefaleia pós-raqui pode ser acompanhada de rigidez na região cervical, mas pode desaparecer sozinha dentro de 2 semanas.

4. Cefaleia cervicogênica

A cefaleia cervicogênica é um tipo de dor de cabeça que é causada por um problema na coluna cervical, como tumores, fraturas, infecções e artrite reumatoide.

Além da dor de cabeça, a pessoa com este tipo de cefaleia também apresenta dor na região cervical.

5. Cefaleia orgástica

A cefaleia orgástica, que atualmente é chamada de cefaleia primária associada à atividade sexual, é uma dor de cabeça provocada por atividades sexuais.

Este tipo de cefaleia inicia como uma dor maçante nos dois lados da cabeça e que aumenta com a excitação sexual e fica muito intensa no momento do orgasmo.

6. Cefaleia holocraniana

A cefaleia holocraniana é um tipo de dor que afeta a cabeça toda. Este tipo de cefaleia pode estar presente com situações como meningite ou meningoencefalite bacterianas, meningite ou encefalite viriais, ou ainda infecções intracranianas causadas por fungos ou parasitas.

7. Cefaleia crônica

A cefaleia crônica corresponde à dor de cabeça que acontece 15 ou mais vezes por mês, durante pelo menos três meses.

8. Cefaleia em trovoada

A cefaleia em trovoada é caracterizada pelo surgimento de uma dor de cabeça muito intensa e que se inicia de forma repentina, podendo durar mais de 5 minutos.

Este tipo de dor de cabeça pode estar relacionado com situações como hemorragia e trombose venosa profunda, por exemplo.

9. Cefaleia nasal

A cefaleia nasal é uma dor de cabeça causada por um problema no nariz e/ou nos seios paranasais, como rinossinusite aguda ou crônica.

Este tipo de cefaleia normalmente está associado à outros sintomas das condições que a causam.

10. Cefaleia aguda

A cefaleia aguda corresponde à dor de cabeça repentina, que geralmente dura menos de 3 meses e pode ser provocada por ingestão de bebidas alcoólicas, consumo de cocaína ou por situações como estresse, hemorragia, trauma e AVC, por exemplo.

11. Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de cefaleia crônica que pode causar sintomas como dor de cabeça latejante ou pulsátil em um dos lados da cabeça e pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, cheiros ou sons, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da cefaleia pode ser feito pelo clínico geral, neurologista ou pediatra, através do exame físico e da avaliação do histórico de saúde e familiar da pessoa.

Para confirmar o diagnóstico e identificar a causa da cefaleia, o médico também pode solicitar exames como eletroencefalograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O que causa cefaleia

As causas da cefaleia são classificadas de acordo com origem da dor, e incluem:

1. Cefaleia primária

Alguns fatores que contribuem para a cefaleia primária são:

  • Consumo de bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto;
  • Consumo de alimentos processados, devido aos nitratos utilizados como conservantes;
  • Noites mal dormidas ou insônia;
  • Má postura;
  • Pular refeições;
  • Dificuldade para enxergar;
  • Alterações hormonais;
  • Estresse ou ansiedade.

A cefaleia primária é o tipo mais comum e não é causada por nenhuma doença. Este tipo pode estar relacionado com maior sensibilidade de nervos, vasos sanguíneos ou músculos da cabeça ou pescoço.

2. Cefaleia secundária

A cefaleia secundária normalmente é consequência de outras doenças como sinusite, aneurisma cerebral, AVC, tumor no cérebro, infecção no ouvido, glaucoma e desidratação.

Outras condições que também estão relacionadas com a cefaleia secundária incluem uso excessivo de remédios analgésicos, ressaca, pressão alta, meningite e neuralgia do trigêmeo, por exemplo.

Tratamentos para cefaleia

Os tratamentos para cefaleia variam conforme a causa dessa condição e incluem:

  • Descontinuar o medicamento em uso excessivo;
  • Usar remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno, conforme indicado pelo médico;
  • Tomar medicamentos como triptanos ou opioides, prescritos pelo médico, em alguns casos de enxaqueca ou cefaleia em salvas;
  • Usar remédios antibióticos, antivirais, antiparasitários ou antifúngicos, em casos de meningite, recomendados pelo médico;
  • Beber cerca de 8 a 10 copos de água por dia, em casos de desidratação.

Outras medidas simples que podem ajudar a aliviar a cefaleia são: repousar, aplicar compressas frias na testa ou compressas quentes no pescoço ou nuca, massagear o couro cabeludo ou tomar um banho morno relaxante, por exemplo.

Outras medidas importantes que podem ajudar a evitar novas crises de cefaleia são fazer psicoterapia, praticar atividades físicas, evitar o uso de bebidas alcoólicas ou o consumo excessivo de café.

Quando ir ao médico

Deve-se ir ao pronto socorro mais próximo se apresentar sintomas como febre acima de 38ºC, confusão mental, sonolência, convulsões, dificuldade para falar, ver, ouvir e andar, 

É recomendado procurar ajuda médica imediatamente na presença de dormência, fraqueza ou paralisia em um lado do corpo, náuseas e vômitos que não passam.

Please follow and like us:

Deixe um comentário