Homem morre após consumir açaí e caso de doença de Chagas é investigado em Ananindeua | Pará-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

07/01/2026

Um homem de 26 anos morreu com diagnóstico de doença de Chagas em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (6). O caso está sob investigação e levou à interdição preventiva de pontos de venda de açaí no município.

Segundo a Sesau, o óbito ocorreu em uma unidade de saúde localizada fora de Ananindeua. A secretaria informou que recebeu a notificação na tarde desta terça e que aguarda a complementação das informações para o fechamento epidemiológico do caso. Na certidão de óbito, consta o diagnóstico de doença de Chagas.

VEJA MAIS


image

Doença de Chagas: transmissão, sintomas e a importância do diagnóstico precoce
“O diagnóstico precoce e o início do tratamento ainda na fase aguda são essenciais para evitar mortes e prevenir as complicações tardias da doença”, reforça o infectologista.


image

Pontos de açaí são interditados em Ananindeua após suspeita de doença de Chagas
Os estabelecimentos que estão sob investigação foram interditados de forma preventiva, diz prefeitura

A vítima foi identificada como Ronald Maia da Silva. Segundo familiares, ele apresentou os primeiros sintomas no início de dezembro e buscou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ananindeua, além de dois prontos-socorros em Belém. Durante mais de 20 dias, o diagnóstico não foi concluído, e o paciente recebeu medicação antes de retornar para casa em diferentes ocasiões.

No dia 27 de dezembro, Ronald foi internado no Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, onde permaneceu por sete dias. Ele morreu no dia 31 de dezembro.

A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro infectado, que ao picar uma pessoa sadia deposita fezes contaminadas no ferimento, permitindo a entrada do parasito Trypanosoma cruzi na corrente sanguínea (transmissão vetorial). A doença também pode ser transmitida por via oral, por meio de alimentos contaminados pelas fezes do Tripanosoma cruzy, devido à falta de controle de higiene e de cuidados no processamento, informou a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Casos confirmados e investigação em andamento

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, três casos de doença de Chagas foram confirmados em Ananindeua neste ano. Outros sete casos seguem sob investigação, aguardando resultados laboratoriais. As apurações epidemiológicas consideram a possibilidade de transmissão oral, associada ao consumo de alimentos, como o açaí.

Como medida preventiva de saúde pública, a Prefeitura de Ananindeua interditou, na última segunda-feira (5), pontos de venda de açaí no município. Em nota, a gestão municipal informou que equipes da Vigilância Sanitária estiveram nos locais para realizar análises técnicas e que o acompanhamento dos casos segue em andamento.

A Sesau destacou ainda que a Vigilância em Saúde iniciou a investigação local conforme os protocolos vigentes e que o município está prestando todo o apoio necessário nas tratativas junto aos órgãos competentes.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), informa que recebeu, na tarde desta data, a notificação de óbito ocorrido em estabelecimento de saúde localizado fora do município.

No momento, a Secretaria aguarda a complementação das informações para o devido esclarecimento do caso. Ressaltamos que a Vigilância em Saúde já iniciou a investigação local, conforme os protocolos vigentes.

Destacamos ainda que a SESAU segue acompanhando a situação e prestando todo o apoio necessário nas tratativas junto aos órgãos competentes.”

Posicionamento da Sespa

A Sespa informou que a Coordenação de Combate à Doença de Chagas tomou conhecimento da informação sobre um possível caso no município de Ananindeua. No entanto, segundo o órgão estadual, até o momento não há registro oficial do caso no sistema de informações em saúde, procedimento que deve ser realizado pelo município.

“A Sespa atua de forma intensiva no monitoramento da situação, realizando reuniões frequentes com a Secretaria Municipal de Saúde e oferecendo suporte técnico para a execução das ações de vigilância, que são de responsabilidade do município”, informou a secretaria estadual, por meio de nota.

As investigações seguem em andamento para esclarecer a origem da contaminação e confirmar a relação com o consumo de açaí.


Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário