IFPB avança no projeto de inovação digital InovaAF — Instituto Federal da Paraiba IFPB-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

28/10/2025

Sistema e-SUS AF é colocado à prova durante evento com mais de 200 profissionais


por Angélica Lúcio


publicado:
28/10/2025 13h44


última modificação:
28/10/2025 13h54

Imagine um sistema digital que controla todo o estoque dos remédios da assistência básica no SUS (Sistema Único de Saúde). Isso será possível a partir do projeto InovaAF, que prevê uma verdadeira transformação digital na assistência farmacêutica do Brasil. Dados parciais da iniciativa, uma parceria entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Ministério da Saúde (MS), foram apresentados recentemente. A expectativa da coordenação do projeto é que o trabalho também seja colocado à prova na Paraíba ainda em 2025.

Em setembro, farmacêuticos, gestores, pesquisadores e equipes de tecnologia da informação da Secretaria de Saúde de Pernambuco e do Ministério da Saúde participaram de uma oficina de capacitação em Recife-PE. O objetivo foi conhecer, de forma prática, os primeiros resultados do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (e-SUS AF), uma das ferramentas criadas pelo projeto. A solução, que moderniza a gestão de medicamentos e insumos no SUS, foi validada em ambiente controlado com intensa participação e colaboração dos futuros usuários.

A realização de oficinas com profissionais da área da Saúde é uma das metas do InovaAF. Segundo o coordenador do projeto, professor Katyusco de Farias Santos, as metas não são sequenciais e o alcance de cada uma é desenvolvido em paralelo. “Além de desenvolver e atualizar os sistemas, as oficinas têm o objetivo de capacitar os principais usuários do país. Queremos que eles conheçam a interface gráfica e o procedimento de uso dos novos sistemas, integrando essa ferramenta à cultura de gestão da assistência farmacêutica”, afirmou.

O coordenador adjunto, professor Francisco Petrônio, disse que a iniciativa engloba cinco sistemas computacionais de grande porte: e-SUS AF Básico&Estratégico – Gestão de Componentes Básicos, Estratégicos e Indígena do Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica; e-SUS AF Especializado – Gestão de Componentes Especializados e de Protocolos Clínicos do Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica; e-SUS AF Offline – Gestão offline de Componente do Sistema Nacional de Assistência Farmacêutica; SisAF – Sistema Integrado de gestão da informação do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos; e Farmácia Popular – Sistema Integrado do Programa Farmácia Popular do Brasil. 

“O novo sistema, e-SUS AF, está em fase inicial de implementação. Sua primeira versão, que futuramente incluirá as comunidades indígenas, está sendo apresentada aos estados”, explica Francisco Petrônio. Ele ressaltou que a implantação de ações da assistência farmacêutica do governo federal é sempre tripartite, envolvendo a União, estados e municípios.

Sistema e-SUS AF é colocado à prova durante evento com mais de 200 profissionais (2).jpegA experiência em Pernambuco foi pioneira e será estendida a todas as unidades da Federação, incluindo a Paraíba em breve. A Oficina de Transformação Digital, realizada em 29 e 30 de setembro, focou na discussão de estratégias para a implementação do e-SUS AF. Em Recife, foi entregue a versão 1.0 (inicial) desse sistema, que fará o controle de estoque dos remédios da assistência básica nos estados e municípios.

O primeiro resultado foi o treinamento de farmacêuticos e gestores de saúde de cinco municípios selecionados por Pernambuco como piloto, abrangendo inclusive a zona rural. Na oficina, havia 200 farmacêuticos e gestores. A próxima medida no estado será a implantação do novo sistema para que os municípios piloto comecem a utilizá-lo.

“Atualmente, só o Ministério da Saúde tem em sua base cerca de 1.000 sistemas, e a área de assistência farmacêutica tem número equivalente. É algo impressionante! E esse sistema novo, agora, é completamente integrado com todos esses sistemas, como o Gov BR e a plataforma RNDS”, comentou o professor Francisco Petrônio.

Após a validação da versão 1.0 voltada à assistência farmacêutica, o próximo passo do InovaAF será a realização dos primeiros testes com o sistema Farmácia Popular, nos mesmos moldes do que está sendo feito com o e-SUS AF. A expectativa é que isso ocorra em março de 2026.

SAIBA MAIS – A parceria entre o IFPB e o Ministério da Saúde é viabilizada por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED). Com um investimento de mais de R$ 25 milhões ao longo de quatro anos, o projeto InovaAF é conduzido pelo Polo de Inovação do Instituto e busca melhorar a gestão de dados e os processos de logística e atendimento da assistência farmacêutica no SUS. O projeto mobiliza cerca de 60 profissionais, sendo 45 deles engenheiros de software. A iniciativa também conta com a participação de estudantes de graduação e de mestrado dos campi João Pessoa e Campina Grande do IFPB.




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário