
Parceria entre Ministério da Saúde, Fiocruz e município busca desenvolver modelo de cuidado integral voltado à saúde mental e dor crônica. (Foto: Nathalie da Costa)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), aderiu ao Projeto de Implementação das Linhas de Cuidado em Dor Crônica e Saúde Mental com a Oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICS). A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e tem como objetivo estruturar modelos de cuidado integral, utilizando as práticas integrativas como ferramenta de promoção da saúde e qualidade de vida.
A primeira reunião do projeto ocorreu no dia 21 de agosto, quando a proposta foi apresentada ao município. Nessa ocasião, Imperatriz formalizou a adesão e iniciou a elaboração do diagnóstico situacional local, etapa fundamental para dar andamento à implementação.
Na prática, o projeto será executado por meio da estruturação de uma linha de cuidado contínuo, com oferta de práticas integrativas realizadas por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Equipes Multiprofissionais (EMULTI) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A proposta também busca fortalecer a rede de atenção, oferecendo alternativas de cuidado humanizado e complementares ao tratamento convencional.
Para o secretário de Saúde, Flamarion Amaral, a implementação deste projeto representa um marco importante para a saúde de Imperatriz. Com as práticas integrativas, que fortalece a rede de atenção e amplia as possibilidades de cuidado, especialmente para pacientes que vivem com dor crônica e demandas em saúde mental. “É mais uma ação que reforça o compromisso da gestão em oferecer serviços de saúde humanizados, inovadores e acessíveis a toda a população”, afirmou o secretário.
O projeto integra o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (NTG-PNPIC), vinculado ao Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPPROS) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).
O Superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Anderson Nascimento, destacou: “Hoje damos mais um passo importante na atenção à área de saúde, com a implementação de práticas integrativas e complementares que beneficiam diretamente o paciente. Com o apoio da nossa secretaria e da gestão municipal, buscamos cada vez mais inovação para fortalecer o cuidado à saúde da população.”
Com essa adesão, Imperatriz dá um passo à frente na promoção do bem-estar, reafirmando seu papel como município de referência na busca por soluções que integrem ciência, cuidado e humanização no SUS.
Source link