Injeção contra HIV para estudo da Fiocruz é liberada em Campinas e mais seis cidades-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

19/01/2026

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se prepara para dar início a um estudo que irá avaliar a implementação do lenacapavir, injeção semestral de prevenção ao HIV, ao Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, batizado de ImPrEP LEN Brasil, irá disponibilizar o medicamento em Campinas e outras seis cidades do País.

O estudo será desenvolvido também em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Manaus e Nova Iguaçu (RJ). A iniciativa ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar, na última segunda-feira (12), o registro do lenacapavir para uso no país como profilaxia pré-exposição (PrEP), voltada à prevenção da infecção pelo HIV-1.

Diferentemente da PrEP atualmente disponível no SUS, que é baseada na ingestão diária de comprimidos combinando os antirretrovirais tenofovir e entricitabina, o lenacapavir é administrado por meio de injeção subcutânea a cada seis meses. A proposta do estudo é avaliar tanto o interesse do público quanto os desafios logísticos envolvidos na aplicação do medicamento na rede pública de saúde.

O público prioritário da pesquisa é composto por homens gays e bissexuais, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer e pessoas transgênero, com idade entre 16 e 30 anos, considerados grupos mais vulneráveis à infecção pelo HIV. Não haverá convocação ativa para participação: o acesso será espontâneo, a partir da procura pelos serviços de saúde para PrEP, quando o usuário poderá optar entre a medicação injetável ou o regime oral já existente.

As doses do lenacapavir foram fornecidas pela farmacêutica Gilead Sciences, responsável pelo desenvolvimento do medicamento. Segundo a Fiocruz, o início da aplicação depende apenas da chegada ao Brasil de agulhas específicas necessárias para a administração do fármaco. O financiamento do estudo é feito pela Unitaid, que trabalha com parceiros para trazer inovações para prevenir, diagnosticar e tratar as principais doenças em países de baixa e média renda.

O objetivo do estudo é subsidiar o Ministério da Saúde numa análise de implementação do lenacapavir ao SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar do avanço representado pela aprovação regulatória, a incorporação do lenacapavir ao SUS ainda enfrenta entraves. O medicamento aguarda a definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e deverá passar pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

O custo elevado é apontado como o principal obstáculo. Nos Estados Unidos, o tratamento pode ultrapassar US$ 25 mil por pessoa ao ano, chegando a quase US$ 45 mil em alguns casos. Estudos internacionais indicam que versões genéricas poderiam reduzir drasticamente esse valor, mas o Brasil ficou fora dos acordos de licenciamento voluntário firmados pela Gilead para a produção do medicamento genérico em 120 países.

A pesquisadora principal do estudo, Beatriz Grinsztejn, avalia que a exclusão do Brasil desses acordos pode comprometer a viabilidade da oferta gratuita pelo SUS. Infectologista e pesquisadora brasileira, Grinsztejn é a primeira mulher latino-americana a presidir a International Aids Society (IAS), entidade internacional que reúne especialistas da área, cargo que ocupa no biênio 2024–2026. Para ela, o estudo será fundamental para embasar decisões futuras sobre acesso e sustentabilidade da nova estratégia de prevenção no país.

 


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário