A Ufac fará parte da 12ª edição do programa Futuras Cientistas: Imersão Científica-2026, oferecendo dois projetos na área de ciências exatas e tecnológicas no campus-sede. A iniciativa é destinada a alunas e professoras de escolas públicas estaduais, que terão a oportunidade de vivenciar atividades de pesquisa em laboratórios na condição de bolsistas. Cada participante selecionada ganhará uma bolsa no valor de R$ 300. As inscrições estão abertas online até 6 de outubro.
Serão oferecidas oito vagas no total, sendo quatro vagas por projeto. Em cada projeto, três vagas destinam-se a alunas do 2º ano do ensino médio e uma vaga a professoras da educação básica. Caso não haja professoras inscritas, as vagas poderão ser remanejadas para alunas. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de inscrição, documento de identidade e CPF, boletim escolar de 2025 ou documento eletrônico assinado/reconhecido pela escola e currículo Lattes.
O programa foi lançado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As atividades ocorrerão de 5 a 30 de janeiro de 2026.
Para mais informações, leia o edital Cetene n.º 4/2025.
Projetos
O projeto 1, coordenado por Laura Sarkis — “Criando Soluções com Tecnologia: Desenvolvimento de Aplicativo Mobile de Agenda de Estudos com MIT App Inventor” busca introduzir meninas do 2º ano de ensino médio e suas professoras ao universo da computação e da programação em blocos, promovendo inclusão digital, autonomia e maior representatividade feminina nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).
Por meio de metodologias ativas e colaborativas, será desenvolvido um aplicativo de agenda de estudos utilizando a plataforma MIT App Inventor. A proposta alia fundamentos teóricos à prática aplicada, apoiando-se na metodologia kanban para organizar o trabalho em equipe.
O projeto 2, coordenado por Lorena Tomaya — “Meninas Cientistas: Desvendando os Mistérios do R e Shiny” busca introduzir meninas do 2º ano do ensino médio à lógica de programação, por meio da linguagem R e da criação de aplicativos web com Shiny.
O objetivo é oferecer noções iniciais que ampliem suas habilidades e conhecimentos em tecnologia, ao mesmo tempo em que apresentam ferramentas aplicadas ao ensino e à pesquisa em computação e análise de dados. Como resultado prático, as participantes desenvolverão um aplicativo web de visualização de dados, voltado para a interpretação de problemas reais do cotidiano, fortalecendo sua autonomia e capacidade de aplicar a tecnologia em diferentes contextos. A iniciativa também pretende incentivar a participação de professoras de educação básica nas áreas de ciência e tecnologia, aproximando-as de centros de pesquisa e estimulando maior engajamento feminino em STEM.
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