
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve pessoalmente na solenidade que marcou a entrega do Centro de Atenção em Ortobiológicos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e recebimento de profissionais do Programa Agora Tem Especialistas (Pate), contratados pela Fiotec. A fundação de apoio à Fiocruz levou representantes ao evento realizado nesta quinta-feira (22/1) no instituto, incluindo as diretoras executiva e técnica, Cristiane Sendim e Vanessa Costa.
Na ocasião, o ministro fez agradecimentos à Fiotec e Fiocruz, evidenciando a importância da contratação de profissionais que contribuirão diretamente com o aumento da capacidade de atendimento do Into, reabrindo salas de cirurgia e leitos. “Com a parceria com a Fiocruz, vamos contratar 2.059 profissionais e garantir que os institutos federais voltem a operar com equipes completas, serviços reativados e atendimento em escala. São ações concretas que somam R$ 170 milhões de investimentos e reposicionam a rede federal como um eixo estratégico do SUS no estado do Rio de Janeiro”, destacou o ministro.
Programa Agora Tem Especialistas
Além do Into, Alexandre Padilha esteve na implantação da cirurgia robótica e das novas instalações da pediatria oncológica no Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Instituto Nacional de Cardiologia (INC) visitou o Serviço de Sequenciamento Genético, o Centro de Telessaúde e o Observatório de Saúde Cardiovascular, além de presenciar a reabertura de leitos de enfermaria e a reativação dos cuidados paliativos.
Todas as entregas fazem parte do programa Agora Tem Especialistas e do Plano de Requalificação dos Institutos Federais, que em acordo de cooperação firmado entre Ministério da Saúde e Fiocruz pretendem contratar, por meio da Fiotec, mais de 2 mil profissionais para retomada da capacidade máxima de atendimento e reativação de serviços represados há anos. As equipes da Fiotec vêm atuando diretamente na gestão compartilhada do acordo, executando etapas do processo seletivo que recebe candidaturas de todo o País.
As iniciativas anunciadas têm como objetivo principal promover a recuperação da capacidade assistencial da rede federal, com reabertura de leitos, ampliação de equipes, modernização da infraestrutura e incorporação de novas tecnologias, com impacto direto na oferta de consultas, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os institutos e hospitais federais do Rio de Janeiro receberão, por meio do programa Agora Tem Especialistas, R$ 170 milhões em investimentos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao lado de profissionais da Fiotec, entre eles Vanessa Costa e Cristiane Sendim (ao centro), diretoras técnica e executiva da fundação.
Fonte: gov.br/saude
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



