Escrito en BRASIL el
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou neste fim de semana a investigação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. A paciente, moradora de Niterói, relatou ter consumido bebida alcoólica na Lapa, tradicional reduto boêmio da capital fluminense.
Segundo a secretaria, o caso foi notificado por um hospital particular e segue em análise. A mulher apresenta bom estado geral e não precisou de internação. O exame que poderá confirmar a contaminação está sendo realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), em parceria com a Unicamp e a Fiocruz, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
O alerta no Rio surge em meio ao avanço de notificações de intoxicação por metanol em todo o país, especialmente em São Paulo, onde já foram registrados mais de 160 casos, incluindo duas mortes oficialmente confirmadas. Diante do risco de disseminação, o Ministério da Saúde reforçou a orientação para que as secretarias estaduais notifiquem imediatamente os casos suspeitos e realizem investigação laboratorial.
No estado do Rio, uma sala de situação foi criada para monitorar possíveis ocorrências e prestar apoio técnico aos municípios. O Instituto Estadual São Sebastião, na Gamboa, foi definido como unidade de referência para o atendimento.
Fiscalização
A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária, afirma ter intensificado as ações contra a falsificação de bebidas. Mais de 30 bares, distribuidoras e casas noturnas foram vistoriados na capital e na Baixada Fluminense, com apreensão de garrafas suspeitas, produtos armazenados de forma irregular e rótulos falsificados. Uma pessoa foi presa e outras oito foram conduzidas à delegacia.
Como parte das medidas preventivas, o governo do Rio lançou uma cartilha educativa para orientar consumidores sobre como identificar bebidas adulteradas. O material, produzido em parceria com o Procon-RJ e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), alerta para sinais de falsificação como preços muito abaixo do mercado, erros de grafia nos rótulos, ausência de selo fiscal e lacres violados.
Caso no Brasil
O Ministério da Saúde confirmou até este sábado (4) 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, contabilizando os dados enviados pelos estados. Além do Rio de Janeiro, rio Grande do Sul e Piauí notificaram os primeiros casos em investigação.
Em todo o país, são 14 casos confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo, com 14 confirmados e 148 em investigação. Do total de notificações, 13 são de óbitos.
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado