De 22 a 26 de setembro, acontece o 6º Seminário Estadual para Preservação dos Bens Móveis e Integrados. Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o encontro reúne especialistas, instituições e sociedade civil em torno dos riscos que ameaçam a preservação da memória coletiva em tempos de intolerância e apagamentos.  

A abertura será realizada no dia 22 de setembro, na Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro. Nos dias 23, 24 e 25, as palestras e mesas de debate acontecem no Pavilhão Arthur Neiva, no campus Manguinhos da Fiocruz. Entre os temas em pauta estão a preservação de documentos da ditadura, coleções indígenas, biológicas, científicas e outros acervos que representam a identidade e a diversidade cultural do país. 

Encerrando a programação, no dia 26, será promovida uma visita guiada ao Sítio Roberto Burle Marx, unidade especial do Iphan. 

Segundo a superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Patricia Wanzeller, o seminário é um espaço fundamental para que as pessoas reflitam sobre o papel do patrimônio cultural como um bem essencial à sociedade.  

“As crises, sejam elas políticas, sociais ou ambientais, colocam à prova a nossa capacidade de proteger e manter viva a memória coletiva. É nesse contexto que reafirmamos a importância de ações coordenadas, do diálogo entre instituições e da participação da sociedade na preservação e valorização de nossos bens culturais”, concluiu a superintendente.  

“Esse compromisso fortalece a resistência e garante a continuidade e valorização de memórias frente às múltiplas ameaças que as afetam”, acrescentou o diretor da Fiocruz, Marcos José Pinheiro.  

De acordo com o diretor do Inepac, Kiko Brando, o evento representa mais do que um espaço de formação e troca. “É também uma celebração do nosso compromisso com a história, a identidade e os bens que testemunham a trajetória dos povos e lutas do Rio de Janeiro”, concluiu Brando. 

Serviço:  
Data: 22 a 26 de setembro de 2025 
Locais: 22/09, das 16h às 19h – Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 46 – Centro)  

23 a 25/09, das 8h às 16h30 – Pavilhão Arthur Neiva, campus Manguinhos da Fiocruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos) 
26/09, das 9h30 às 12h – Sítio Roberto Burle Marx (Estr. Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba) 




Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário