O vice-ministro da Saúde da Ucrânia, Edem Adamanov, visitou a Fiocruz na terça-feira (16) para conhecer a instituição e avaliar possíveis parcerias em vacinas e medicamentos. A visita faz parte da agenda de Adamanov no Brasil, que inclui a participação na 2ª Cúpula Global da Coalizão para Alimentação Escolar, em Fortaleza.
Após uma longa viagem de 48 horas, que incluiu deslocamento de carro até a Polônia devido à guerra, conexão aérea até Paris e voo até o Rio de Janeiro, o vice-ministro foi recebido no Castelo de Manguinhos pelo ex-presidente da Fiocruz, Carlos Morel, e teve uma visita guiada pelos espaços históricos da Fundação.
Adamanov visitou o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde assistiu a apresentações institucionais e conheceu linhas de produção e projetos estratégicos. A responsável pela área de Relações Institucionais, Denise Lobo, destacou os principais produtos, parcerias e iniciativas em andamento da unidade.
Na sequência, o vice-ministro conheceu o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), com apresentação da coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico, Juliana Johansson, que ressaltou os medicamentos fornecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e os projetos em desenvolvimento. Foram apresentados fármacos essenciais para a reconstrução da Ucrânia, incluindo antirretrovirais, imunossupressores e tuberculostáticos.
O encontro abre perspectivas de colaboração de médio e longo prazo entre a Fiocruz e a Ucrânia, especialmente na produção de medicamentos estratégicos para o país afetado pela guerra.
Participaram ainda da visita representantes da Fiocruz Mata Atlântica, da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e da Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais em Saúde (VPSGRI). O vice-ministro estava acompanhado de sua assessora, Valeriia Sierikova.
O governo ucraniano reforça, junto ao Brasil e aos países fundadores da Coalizão para Alimentação Escolar — Finlândia e França —, o compromisso com iniciativas de saúde e alimentação escolar em âmbito internacional.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Fiocruz
Foto: Pedro Paulo Gonçalves
Source link