– Jornal Panorama-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

24/12/2025

O Brasil dará um importante passo no uso do conhecimento tradicional associado ao desenvolvimento de fitoterápicos com a criação do primeiro medicamento industrializado a partir da planta Phyllanthus niruri, conhecida popularmente como quebra-pedra. Tradicionalmente utilizada no tratamento de distúrbios urinários, essa planta será transformada em um fitoterápico a partir de um esforço conjunto entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O projeto visa respeitar a legislação de acesso ao conhecimento tradicional, promovendo uma inovação que valoriza o saber indígena e de comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que assegura os direitos desses povos.

O fitoterápico será disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de oferecer à população um tratamento seguro e eficaz para a litíase urinária, uma condição que causa a formação de cálculos no trato urinário. O desenvolvimento do produto conta com um investimento de R$ 2,4 milhões, destinado à adequação de maquinário, compra de equipamentos e insumos, além de estudos laboratoriais e visitas técnicas. A produção seguirá os rigorosos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a criação de lotes-piloto e subsequentes estudos de estabilidade para garantir a qualidade do produto, que está previsto para ser lançado no prazo de até dois anos.

Essa iniciativa é considerada um marco não apenas no setor da saúde, mas também no fortalecimento da cadeia produtiva nacional, incentivando o uso sustentável da biodiversidade brasileira e promovendo a pesquisa científica e tecnológica. A Fiocruz ressalta que a criação do fitoterápico representa um avanço no acesso de tratamentos fitoterápicos à população brasileira, ao mesmo tempo em que assegura que esses medicamentos sejam de qualidade e eficazes. Além disso, o acordo reforça o papel das comunidades tradicionais e povos indígenas como guardiões do patrimônio genético do país, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento de novos produtos que combinam ciência, saúde pública e sustentabilidade.

Da redação do Jornal Panorama

Com informações: Agência Fiocruz de Notícias

Imagem: UFSC


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário