A liberação miofascial é uma técnica usada para aliviar a tensão e dor muscular e promover o relaxamento da musculatura, ajudando a prevenir e tratar lesões, como bursite, fascite plantar e lesões por estresse repetitivo, por exemplo.
A liberação miofascial atua diretamente na fáscia, que é o tecido que envolve os músculos, deve ser feita pelo fisioterapeuta realizando pressão na musculatura, o que pode ser feito manualmente ou usando instrumentos específicos.
Essa técnica é mais comum de ser realizada em pessoas que praticam atividade física de alta intensidade ou com muita frequência, como praticantes de musculação ou crossfit, praticantes de atletismo ou de esportes de equipe.
Para que serve
A liberação miofascial serve para:
- Aliviar dor e tensão, promovendo o relaxamento muscular;
- Melhorar a mobilidade e a amplitude de movimento;
- Aumentar a circulação de sangue e o fornecimento de oxigênio nos músculos.
Além disso, a liberação miofascial pode complementar tratamentos médicos e fisioterápicos, como reabilitação de lesões, correção postural e exercícios de fortalecimento e alongamento, potencializando os resultados.
Também ajuda no tratamento de condições específicas, como dores nas costas e pescoço, bursite, lesões por estresse repetitivo, fibromialgia, síndrome do túnel do carpo, disfunções da ATM e enxaquecas.
Dessa forma, a liberação miofascial pode melhorar o desempenho na atividade física, principalmente em atividades de alta intensidade ou com muita frequência, como musculação, crossfit, atletismo ou esportes de equipe.
Como é feita
A liberação miofascial é geralmente realizada pelo fisioterapeuta e pode ser ajustada conforme a região afetada e os objetivos do tratamento, através de técnicas, como:
1. Liberação miofascial manual
Na liberação miofascial manual, o fisioterapeuta utiliza as mãos, dedos, cotovelos ou antebraços para aplicar pressão sobre os músculos.
Inicialmente, os pontos de tensão ou nódulos nos tecidos são identificados e, em seguida, é feita uma pressão constante e controlada sobre essas áreas.
Durante a liberação miofascial, o fisioterapeuta pode combinar movimentos de deslizamento, amassamento e alongamento, ajustando a intensidade conforme cada pessoa.
2. Liberação miofascial com instrumentos
A liberação miofascial com instrumentos é feita com acessórios específicos para aplicar pressão sobre os músculos, sendo os mais comuns, rolos de espuma, bolas de massagem, bastões ou ferramentas de aço inoxidável com bordas suaves.
O fisioterapeuta desliza o instrumento sobre a pele ou orienta a pessoa a se posicionar de modo que o peso do corpo exerça pressão sobre o ponto desejado.
Essa pressão é mantida ou movimentada sobre a região, acompanhando o sentido das fibras musculares. A intensidade é ajustada conforme a tolerância de cada pessoa.
3. Autoliberação miofascial
A autoliberação miofascial deve ser orientada pelo fisioterapeuta, para garantir a correta execução, intensidade e segurança dos movimentos.
Na autoliberação miofascial, a própria pessoa realiza a técnica utilizando o peso do corpo para aplicar pressão sobre os músculos, com o auxílio de acessórios como rolos de espuma, bolas de tênis, bolas de massagem ou bastões.
A pessoa se posiciona sobre o instrumento e realiza movimentos lentos e controlados na região desejada, mantendo a pressão por alguns segundos nos pontos de maior tensão.
Após a liberação miofascial
Após a liberação miofascial, é comum sentir o corpo mais leve e relaxado, mas também pode haver um leve desconforto ou dor muscular nas áreas trabalhadas.
Essa sensação é temporária e costuma desaparecer em pouco tempo, sendo uma resposta natural à liberação das tensões e ao ajuste postural.
Para que o tratamento tenha bons resultados, é importante manter a regularidade das sessões, conforme orientação do fisioterapeuta, que pode recomendar atendimentos por algumas semanas ou meses, dependendo do caso.
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado

