Mestrado da Fiocruz para indígenas do Alto Solimões inova em metodologias de formação-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

06/10/2025

Mestrado da Fiocruz para indigenas do Alto Solimoes inova em metodologias de formacao 1 Mestrado da Fiocruz para indígenas do Alto Solimões inova em metodologias de formação-radardasaude

Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia

Os alunos indígenas do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva, oferecido pela Fiocruz Amazônia, por meio do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Saúde na Amazônia (PPGVIDA), com turma fora de sede, exclusiva para indígenas do Alto Solimões, na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Peru e Colômbia), já estão concluindo a fase de qualificação de seus projetos.

Dois anos após o início das atividades do curso, pioneiro no Brasil, as qualificações começaram e vem apresentando resultados positivos e aprovação absoluta dos alunos, marcando o encerramento de uma etapa importante do processo de formação da primeira turma de sanitaristas indígenas do Brasil, que começam agora a se preparar para a defesa de suas dissertações.

Coordenadora do Mestrado e uma das mentoras do projeto, a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Maria Luiza Garnelo, explica que, para conseguir esse resultado, foi necessário inovar nas metodologias de formação. “Uma política de ações afirmativas de cotas não significa apenas oferecer vagas. Faz-se necessário uma adequação metodológica que permita a adaptação do aluno ao seu modus operandi. Este ano, completam dois anos que começamos esse processo de formação de indígenas como sanitaristas em nível de mestrado, cumprimos os créditos obrigatórios, os optativos, e não perdemos ainda nenhum aluno. Sempre é possível perder, raramente num curso temos 100% de ingressos e saídas, com a mesma velocidade, com a mesma produtividade”, explica.

A turma é composta por 15 alunos indígenas, das etnias tikuna, kambeba, kaixana, marubo e kokama, provenientes dos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Amaturá e Santo Antônio do Içá. A iniciativa de criar o primeiro curso de mestrado exclusivo para indígenas é do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e conta com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – que concedeu as 15 bolsas, mais recursos para auxílio em pesquisa para os indígenas aprovados – e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de projeto aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O pioneirismo do curso reside no fato de que, pela primeira vez no Brasil, são oferecidas turmas exclusivas para formação de sanitaristas indígenas, de forma presencial e na modalidade sala estendida, por um programa de pós-graduação da Fiocruz. “No momento, estamos cumprindo uma agenda programada porque alguns projetos não estão ainda com a qualidade necessária, mas nossa ousadia, digamos assim, é termos optado por realizar pesquisas de campo, mesmo com os tempos curtos de um mestrado e a necessidade de autorizações dos órgãos como Funai, DSEI, CEP, CONEP, entre outros, sabendo que isso vai implicar em alongar um pouco o tempo”, observa Garnelo.

Projetos

Os projetos da turma de Sanitaristas Indígenas do Mestrado do PPGVIDA versam, em sua maioria, sobre questões indígenas focadas nas necessidades de saúde dos povos que vivem no Alto Solimões e Vale do Javari.

“Resolvemos fazer assim porque achamos que seria mais produtivo para eles em ternos de aprendizado e para a relação deles com as comunidades. As pessoas poderem ver um produto que fale com elas, que diga algo sobre elas, ao invés de fazer algo mais genérico, mais abstrato”, reforça. Segundo a coordenadora, a ampliação do prazo de concessão de bolsas é um impasse. “As bolsas normalmente são concedidas para 24 meses e certamente a maioria dos alunos não estará em condições de concluir e de defender suas dissertações neste prazo”, admite.

Para Luiza Garnelo, a questão do tempo de duração das formações de turmas indígenas é uma premissa que precisa ser levada em consideração. “Precisamos refletir e pensar em como lidar com isso em futuras turmas. O tempo tem que ser mais alongado em função dessas características”, pondera.

Mestrado da Fiocruz para indigenas do Alto Solimoes inova em metodologias de formacao 2 Mestrado da Fiocruz para indígenas do Alto Solimões inova em metodologias de formação-radardasaude

Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia

Questões linguísticas

Outro aspecto importante a ser considerado no processo formativo dos mestrandos foi o suporte em relação a questões linguísticas no tocante a falantes de língua que não seja o português e ao manejo da língua portuguesa escrita.

“Como a maioria dos nossos alunos não tem o português como primeira língua, o que já sabíamos, foi preciso operacionalizar o suporte para que esta barreira fosse vencida. Para isso, buscamos o apoio de especialistas em Linguística”, explica Luiza, referindo-se aos professores doutores Mateus Coimbra de Oliveira, Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque e Sanderson Oliveira, que contribuíram para o processo de escrita dos estudantes no Alto Solimões. Cada membro da equipe de língua portuguesa acompanhou cinco estudantes entre setembro de 2024 e julho de 2025.

“Os colegas linguistas fizeram uma adaptação de um teste para falantes do português como segunda língua, feito para estrangeiros não para indígenas, e a adaptação ficou muito interessante. Aplicaram um teste de proficiência em português escrito e português falado e interpretação de texto escrito, a produção de texto escrito e a interpretação do texto de terceiros”, conta Luiza.

O linguista Sanderson Oliveira explica que o processo de avaliação e assessoria linguística aos discentes do curso da turma se deu por meio de duas ações gerais: avaliação da fluência dos discentes em língua portuguesa e assessoramento da produção oral e escrita dos discentes.

“No primeiro caso, fizemos uma adaptação do modelo CELPE-BRAS e aplicamos a todos os 15 discentes indistintamente, haja vista que a informação inicial era de que todos eram falantes de língua indígena e ingressaram no programa sob essa condição e com a exigência de que deveriam fazer a proficiência em língua portuguesa como proficiência em L2 (geralmente os cursos fazem em uma língua estrangeira, principalmente em inglês). A adaptação do modelo CELPE-BRAS considerou o contexto de uma turma indígena, modificando alguns detalhes como os conteúdos das avaliações escrita e oral. Modificaram-se ainda os modelos das avaliações e foram selecionados temas relativos à saúde indígena para as tarefas”, explica o professor.

Proficiência em língua portuguesa

A avaliação inicial, nesse caso, teve caráter diagnóstico, mas serviu também como prova de proficiência em língua portuguesa, necessária para que os discentes pudessem obter o título.

O trabalho de acompanhamento da produção de textos orais e escritos, pelos linguistas, se deu por meio de deslocamentos a Tabatinga, onde o curso ocorre. Nessa segunda etapa, os resultados principais foram as produções dos textos dos discentes para suas qualificações e a preparação para banca, sendo que oito discentes conseguiram fazer a defesa até junho de 2025. Este material já foi analisado, tendo se observado melhora expressiva no desempenho dos estudantes no domínio da linguagem escrita.

Apesar de ainda estar em fase de avaliação dos resultados, o entendimento atual é que a assessoria prestada teve resultados positivos. “De um lado, criou-se uma metodologia para a proficiência de alunos indígenas do PPGVIDA, aplicável a outros programas de pós-graduação, algo que não havia até então. Junto a esse processo, foram também apresentados subsídios para ações futuras. De outro lado, os discentes relatam terem melhorado a produção escrita e oral em gêneros acadêmicos e esperam que isso se reflita nos resultados do Mestrado”, avalia.

O trabalho dos linguistas prossegue apoiando os orientadores do mestrado na leitura e interpretação e redação de textos.


Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,

Ver na Amazon
Kit Meu Coletor Menstrual Can.u.do Grande Cor:Rosa-radardasaude

Kit Meu Coletor Menstrual Can.u.do Grande Cor:Rosa-radardasaude

Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude

Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude

Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia

Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia

Ver na Amazon
Bio Zinco Quelato 29mg Quelado, Bigens, 60 cápsulas (Kit 3)

Bio Zinco Quelato 29mg Quelado, Bigens, 60 cápsulas (Kit 3)

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário