O cantor e compositor Milton Nascimento receberá na terça-feira (16) o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A honraria foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da instituição e marca o reconhecimento formal do impacto artístico e social de uma das trajetórias mais relevantes da música brasileira.
A distinção é a mais alta concedida por universidades e instituições de ensino e costuma ser reservada a personalidades cujo trabalho extrapola o campo técnico e produz efeitos duradouros no pensamento, na cultura e na sociedade. No caso de Milton, a Fiocruz destaca o uso da música como ferramenta de consciência crítica, identidade e resistência ao longo de mais de seis décadas.
Música e compromisso social
Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, há uma convergência direta entre a missão institucional e a obra do artista. “O legado artístico de Milton Nascimento é inegável e sua obra está em sintonia com a missão da nossa instituição. Desde o início da carreira, ‘Bituca’ utilizou seu canto e sua musicalidade como instrumentos de conscientização, transformação social e resistência democrática”, explicou.
A cerimônia ocorrerá na sede da Fiocruz Minas, em Belo Horizonte, cidade onde milton consolidou sua carreira. O músico será representado pelo maestro Wilson Lopes, que integra sua banda.
Trajetória e reconhecimento de Milton Nascimento
Nascido no Rio de Janeiro, Milton mudou-se ainda bebê para Minas Gerais. Foi em Belo Horizonte que, na adolescência, iniciou sua trajetória artística e, na década de 1960, passou a integrar o movimento Clube da Esquina. A projeção nacional veio com a participação em festivais de música, abrindo caminho para uma carreira internacional.

Ao longo da vida artística, Milton lançou quase 50 álbuns. Parte expressiva desse repertório foi produzida durante a Ditadura Militar e incorporou críticas às desigualdades e às violações de direitos. O cantor, hoje com 83 anos, enfrenta questões de saúde e teve diagnóstico de demência por corpos de lewy revelado pela família em outubro.
Mesmo após a turnê de despedida, realizada em 2022, o artista manteve produção ativa e lançou em 2023 o álbum Milton + Esperanza, em parceria com a cantora Esperanza Spalding. Ele já recebeu títulos honorários de instituições brasileiras e internacionais.

LEIA MAIS: https://ohoje.com/2025/10/02/cantor-milton-nascimento-e-diagnosticado-com-demencia-por-corpos-de-lewy-revela-filho/
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



