O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (28), novas ações para ampliar o acesso a absorventes higiênicos pelo Programa Dignidade Menstrual e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde feminina. O anúncio foi feito durante o lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde, em evento realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.
O fórum, de caráter consultivo e propositivo, abordará temas como saúde menstrual, saúde sexual e reprodutiva, menopausa, parto e pós-parto, saúde mental, prevenção de cânceres femininos e violência de gênero. A primeira reunião oficial do grupo está marcada para janeiro de 2026. Além de promover o debate sobre saúde feminina, a iniciativa também reforça o Programa Dignidade Menstrual, lançado em 2024. Segundo o ministério, o programa já beneficiou cerca de 3,7 milhões de mulheres e meninas em todo o país, com a distribuição gratuita de 392 milhões de absorventes. O investimento ultrapassa R$ 195 milhões.
O ministro Alexandre Padilha e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacaram que o fórum será um espaço permanente de diálogo entre governo e sociedade civil, com foco na construção coletiva de políticas que garantam atenção integral à saúde das mulheres. “Esse é um espaço de articulação da sociedade civil, pois acreditamos que qualquer política pública deve ter um espaço permanente com as lideranças da sociedade civil que poderão interagir e cobrar, sobretudo quando tratamos da saúde integral das mulheres, prioridade absoluta do presidente Lula e do Ministério da Saúde”, disse o ministro.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado





