O Ministério da Saúde enviou neste sábado (8) uma equipe da Força Nacional do SUS (FN-SUS) ao município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), o mais atingido pelo tornado que devastou cerca de 80% da área urbana e deixou cinco mortos, 125 feridos e mais de mil desalojados. O secretário executivo Adriano Massuda acompanha a comitiva do Governo Federal, que coordena ações conjuntas com o Governo do Paraná e a Defesa Civil Nacional.
Segundo a Defesa Civil do Paraná e o CENAD, 55 municípios foram impactados por tempestades, afetando mais de 31 mil pessoas. O ministro Alexandre Padilha afirmou ter mobilizado a equipe da FN-SUS assim que tomou conhecimento da tragédia, destacando que o objetivo é garantir assistência imediata e reestruturação da rede de saúde local.
A equipe, mobilizada em Nível Operacional II, é composta por cinco profissionais especializados — incluindo médico sanitarista, enfermeiro e especialista em saúde mental — e vai atuar na triagem de feridos, reorganização dos serviços de saúde, avaliação sanitária e apoio psicológico à população. Caso necessário, poderá ser instalado um hospital de campanha modular com capacidade para 150 atendimentos diários.
Devido à destruição de parte das unidades locais, os atendimentos emergenciais estão sendo realizados no Hospital Regional de Laranjeiras do Sul, referência provisória da região.
O coordenador da FN-SUS, Rodrigo Stabeli, afirmou que a missão busca “cuidar, reconstruir e devolver esperança às famílias”. Desde 2023, a Força Nacional do SUS já realizou mais de 60 missões em 23 estados, somando 60 mil atendimentos diretos em situações de desastre e emergência sanitária.
*Sob supervisão de Daniel Costa
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



