O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), deu um importante passo no fortalecimento da atenção à saúde indígena, com a reforma, ampliação e inauguração da 1ª etapa da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) Tefé, no estado do Amazonas. A entrega, ocorrida no dia 16 de dezembro, qualifica a infraestrutura e amplia a capacidade de atendimento a indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Médio Rio Solimões e Afluentes (MRSA).
Nesta primeira etapa da reforma e ampliação da Casai Tefé, foram executadas intervenções estruturais, funcionais e sanitárias. Entre as principais ações, destacam-se: a implantação de novo sistema de esgotamento sanitário, com substituição integral da rede existente e instalação de sistema de tratamento por biodigestor, promovendo melhorias sanitárias e ambientais; e a reforma completa do bloco de alojamento e cozinha, incluindo reconstrução dos banheiros, substituição de pisos, portas, janelas, cobertura e forro, adequação das instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura, construção da sala da nutricionista e do Depósito de Material de Limpeza (DML), além da instalação de aparelhos de ar-condicionado.
A entrega ainda inclui a construção de novo alojamento tipo redário, com capacidade para 12 leitos e três banheiros, executado em sistema construtivo steel frame, ampliando a capacidade de acolhimento da unidade; a adequação do bloco administrativo, com reorganização dos ambientes, criação de copa, salas técnicas, recepção, enfermagem, arquivo, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), áreas destinadas à equipe multidisciplinar, espaço de conforto e banheiro, além da modernização das instalações; e a execução de serviços complementares e externos, como construção de muro lateral, adequação da entrada de energia elétrica, instalação de quadros de distribuição, reconstrução da rampa de acesso principal, pintura de áreas comuns e aplicação da identidade visual institucional.
Sesai presente – O evento contou com a presença da secretária adjunta de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Lucinha Tremembé, e de representantes da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) MRSA, e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), além de autoridades civis e militares, organizações indígenas e trabalhadores da saúde indígena. A participação reforçou o compromisso institucional com o diálogo permanente, o respeito às especificidades culturais e a promoção de um cuidado digno, qualificado e intercultural aos povos indígenas.
Durante a agenda, foi ressaltada a condução da gestão do Dsei MRSA sob a coordenação de Ercília Tikuna, cuja atuação tem fortalecido um modelo de atenção sensível às realidades locais, contribuindo diretamente para a melhoria do acolhimento e das condições de atendimento na Casai de Tefé. A entrega da unidade é resultado do trabalho articulado entre a Sesai e o Dsei MRSA, com envolvimento direto da coordenação distrital e das equipes técnicas, com atuação relevante do Serviço de Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), na execução das intervenções.
A inauguração do equipamento marca a conclusão de uma etapa estratégica de um processo contínuo de fortalecimento da estrutura da unidade. A iniciativa reafirma o compromisso da Sesai com a qualificação da rede de atenção à saúde indígena e com a ampliação de espaços mais adequados, acolhedores e humanizados para os povos indígenas atendidos no território. A ampliação da Casai seguirá em novas etapas, garantindo melhores condições de atendimento, respeito cultural e cuidado integral aos usuários do serviço.
Sílvia Alves
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



