Ministério da Saúde planeja ampliar vacinação em adolescentes com a QDenga neste mês-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

13/01/2026

O Ministério da Saúde planeja, ainda neste mês, ampliar a vacinação contra dengue em adolescentes de 10 a 14 anos com a vacina QDenga. O plano do Ministério da Saúde, informou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao GLOBO, é que ainda em janeiro todos os municípios brasileiros recebam doses da vacina para distribuir aos meninos e meninas.

— Não vamos mais apenas recomendar (a imunização) para 2,7 mil municípios, vamos ampliar para todos os 5.570 — afirmou Gatti.

De acordo com informações anteriores, o Ministério da Saúde espera receber da Takeda, produtora do imunizante, um montante de 9 milhões de doses neste ano e mais 9 milhões em 2027. O imunizante é aplicado em duas doses e foi a primeira vacina aprovada contra a dengue no país. Agora vale dizer, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também deu seu aval para a vacina do Butantan, em dose única, para a mesma infecção.

O oferecimento parcial da vacina no país diz respeito ao limite reduzido de doses que eram produzidas globalmente pela farmacêutica nos primeiros anos de operação. Em entrevista recente ao GLOBO, porém, o presidente da área de imunizantes da farmacêutica, Derek Wallace, afirmou que os problemas da cadeia de produção ficaram para trás e que será possível oferecer mais doses ao Brasil, se forem necessárias.

Enquanto isso, moradores das cidades de Botucatu (SP), Nova Lima (MG) e Maranguape (CE) estarão entre os primeiros brasileiros a receber a dose única da Butantan-DV, a inovadora vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Nos dias 17 e 18 de janeiro, os municípios terão aplicação em massa do imunizante em todos os moradores de 15 a 59 anos. A aplicação em locais específicos é parte de um grande estudo populacional com uso da vacina no “mundo real”, como costumam chamar os especialistas.

— Sabemos que a vacina é bem segura e eficaz para o indivíduo. Porém, também sabemos que essa vacina terá um bom efeito urbano, com a pessoa imunizada deixando de participar do processo de transmissão da doença. Isso porque a dengue é uma doença que conta com o ser humano para se manter viável no ambiente — inicia Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI). — Queremos saber qual percentual da população teremos que vacinar para a doença parar de circular no território.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário