O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira para anunciar as novas instalações do Centro de Emergência Regional (Cer) adulto. A agenda também serviu para acompanhar os avanços da reestruturação das unidades federais sob gestão da Prefeitura do Rio. Estiveram presentes o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Após passarem pelas instalações, eles foram para o Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, para visitarem e inaugurarem o prédio B e o Centro de Estudos da unidade.
- Deputados temem reação do STF e evitam votação imediata sobre situação de Bacellar
- Prisão de Bacellar: o que mais Moraes quer saber sobre envolvimento de políticos com o CV, a partir de manobra na Alerj
A nova emergência adulto do Andaraí começa a funcionar a partir das 19h desta quinta-feira. Mas de acordo com Alexandre Padilha, a emergência pediátrica será inaugurada na próxima segunda-feira, ampliando o atendimento.
— Em um ano deixamos de ter cerca de 50% de ocupação no Andaraí, para 80%. Isso é muito positivo e a nova emergência vai ajudar a melhorar os números. Enquanto ela já fica disponível a partir de hoje, a pediátrica será aberta na segunda-feira — disse Alexandre Padilha.
Com as aberturas, o novo Cer tem suas instalações definitivas no primeiro andar do hospital. Ao todo, são três salas de classificação de risco, quatro consultórios e áreas destinadas a curativos, procedimentos, medicação, acolhimento e espera. Com a reestruturação, a capacidade anual de atendimento do serviço chega a até 167 mil pacientes — o dobro do registrado antes das intervenções.
Abertura de novas instalações no Hospital do Andaraí
Detalhes da Nova Emergência e Restaurante da unidade de saúde
Nesta quinta-feira, também foi entregue o restaurante do hospital, fechado havia 12 anos, com capacidade para produzir até 3,2 mil refeições por dia.
— Os investimentos do Governo Federal nas unidades estão sendo essenciais para ampliar e fortalecer o cuidado à população. Essa é a prova de que o trabalho conjunto, quando bem feito, rende resultados concretos — Compartilhou Daniel Soranz, secretário municipal de saúde.
Futuro da rede hospitalar
Atualmente, os hospitais federais sob gestão compartilhada operam com mais de 80% de ocupação de leitos, índice considerado elevado diante do cenário de subutilização enfrentado antes do início do processo de reestruturação.
Somente no Andaraí, ao longo do último ano foram reabertos setores como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), a enfermaria do 10º andar, o ambulatório e o setor de ortopedia do 2º andar, que tinha leitos fechados havia mais de oito anos. A unidade também passou a oferecer radioterapia com a instalação de um acelerador linear e dobrou a capacidade de exames de imagem após a chegada de um novo tomógrafo.
- Passo a passo da votação sobre a prisão de Bacellar na Alerj: quem decide e o que acontece agora
Na agenda do ministro também está a visita ao Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, onde serão inaugurados o Prédio B — que concentra setores administrativos, Centro de Estudos, além da vistoria da nova climatização dos leitos e acompanhamento das obras da futura emergência definitiva, que funcionará como o Centro de Emergência Regional (CER) da Zona Oeste.
O ministro também falou sobre a expansão do modelo de gestão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/M/C/9dLnv5SGegrA9KLfevzA/103356589-ri-rio-de-janeiro-rj-13-06-2023-hospital-federal-da-lagoa-fotos-de-fachada-do-hosp.jpg)
— A Fiocruz já está no Hospital da Lagoa, atuando na contratação de profissionais, e nós mantivemos todas as residências médicas, que eram uma grande preocupação — disse Padilha.
Segundo o cronograma anunciado, entre fevereiro e março de 2026 serão entregues todas as etapas da reestruturação dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes. Já o Hospital dos servidores e da Unirio começarão a atuar sob a gestão compartilhada a partir do dia 13 de dezembro.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



