Praia Grande continua mostrando seu protagonismo regional na saúde. Nesta semana, foi realizado o lançamento da Cartilha de Educação Permanente da Baixada Santista, que visa proporcionar subsídios para os nove municípios da Região capacitarem e fortalecerem as equipes, visando a qualificação dos serviços de saúde ofertados.
O material foi organizado pelo Departamento Regional de Saúde IV – Baixada Santista, em parceria com todas as cidades, a Universidade Católica de Santos (Unisantos) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No entanto, teve a liderança da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense, que encabeçou todo o processo, desde a concepção, passando pela gestão do recurso obtido junto ao Ministério da Saúde para a confecção do material, até a finalização do trabalho gráfico, desenvolvido pela equipe da Subsecretaria de Comunicação (Subcom) do Município, e a posterior impressão dos exemplares físicos e a organização das oficinas que vão ajudar a disseminar o conteúdo.
O lançamento da cartilha ocorreu na terça-feira (4), na Unisantos, e contou com a presença de mais de 200 profissionais de saúde de toda a Região e autoridades do Governo do Estado. Os técnicos e gestores participaram de uma oficina para enfatizar os conceitos e a importância de trabalhar a educação permanente junto às equipes de saúde. Há uma segunda oficina programada para dezembro e que também faz parte do conjunto das ações da cartilha, que foi impressa e está sendo distribuída nas secretarias de Saúde das nove cidades da Baixada Santista.
Segundo a diretora técnica do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da DRS-IV – Baixada Santista, Maria José da Silva, a cartilha é um marco para o avanço do trabalho em saúde na Região, permitindo a transformação da prática diária dos profissionais em um constante processo de aprendizado e desenvolvimento humano, proporcionando o aprimoramento do sistema de saúde. E dentro desse Sistema Único de Saúde (SUS) mais fortalecido, Praia Grande foi destaque nessa parceria.
“O desenvolvimento da cartilha foi um esforço colaborativo que sublinha o protagonismo de Praia Grande. A participação da Divisão de Educação Permanente do Município foi valiosa não só na gestão dos recursos financeiros provenientes Programa VALORIZA GTES-SUS, do Ministério da Saúde, mas também na organização e estruturação deste importante conteúdo. Essa colaboração direta, em parceria com os membros do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do DRS-IV, abrilhantou o trabalho interprofissional e reforçou o compromisso regional com a qualificação dos profissionais de saúde”, disse Maria José.
Responsável pela Divisão de Educação Permanente em Saúde e Comissão de Humanização da Sesap, Guilherme Augusto Braga Silva destacou a importância desse trabalho em conjunto para a produção do material que vai orientar os municípios a desenvolverem uma educação permanente mais forte na Baixada Santista. “Foi muito desafiante fazer a gestão dos recursos públicos, mas o propósito foi atingido. Destaco o apoio institucional e a parceria com a DRS-IV. De fato, se transformou em uma construção coletiva que é a essência da educação permanente em saúde, o trabalho colaborativo e interprofissional”.
O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, participou do evento e lembrou que a Educação Permanente do Município é referência há muitos anos. “O primeiro Núcleo de Educação Permanente em Saúde instituído na Região foi o de Praia Grande, em 2014. Esse núcleo visa a formação e qualificação do serviço, principalmente na mudança de cenários e práticas, adoção de novos protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Diante disso, a cartilha vem coroar toda a ação do serviço na Baixada, com destaque para Praia Grande, que capitaneou o processo de construção da cartilha”.
Palestrante durante a oficina, a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Laura Macruz, elogiou a iniciativa da cartilha e da organização da oficina. “Achei um processo muito interessante que envolveu uma construção compartilhada. É uma aposta bem interessante de desenvolver iniciativas que podem ser muito construtivas nos diferentes municípios. E o próprio evento em si foi muito bom, havia profissionais de várias áreas da rede, de hospitais, de unidades básica de saúde, do SAMU, do CAPS, foi um encontro bem importante que proporcionou muitas reflexões e abriu possibilidades de as pessoas conseguirem vislumbrar modos de produzir conversas e movimentos que realmente construam possibilidades de mudança e de qualificação dos serviços”.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



