Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. O movimento chegou ao Brasil em 2011, com foco na prevenção e no controle do câncer de próstata, cuja data comemorativa é celebrada mundialmente em 17 de novembro.
As ações constituem uma oportunidade para sensibilizar homens, gestores e profissionais de saúde sobre o autocuidado e o cuidado integral da saúde, não só para a prevenção do câncer de próstata, mas de doenças em geral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento. Toda a estratégia de comunicação se baseia na promoção, proteção e prevenção para a saúde integral da população masculina, incentivando-a a assumir a responsabilidade e o protagonismo de cuidar da própria saúde.
Assim, o mês de novembro se destaca como um período de esclarecimento sobre os cuidados abrangentes com a saúde da população masculina, tais como, saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, prevenção de violência e acidentes, além da promoção de hábitos saudáveis.
Estudo conduzido em 2024 pela Comissão de Câncer de Próstata da revista científica Lancet, uma das publicações de maior fator de impacto no mundo, previu uma duplicação global de casos para 2,9 milhões e um aumento de 85% nas mortes para quase 700.000 até 2040. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, no Brasil, em 2023, foram registrados 17.093 óbitos devido à doença, ou seja, 47 mortes por dia.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou em 2022 a ocorrência de 71.730 novos casos/ano – quase 200 casos por dia.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para a importância do cuidado com a saúde global masculina – a realização periódica de exames e consulta com o especialista pode prevenir doenças e até mesmo detectá-las em estágio inicial, quando aumentam as chances de cura, como é o caso do câncer de próstata.
Em 2023 foi sancionada a Lei nº 14.694, instituindo no país o “Novembrinho Azul” – a ser realizado, anualmente, no mês de novembro, por meio de ações que tenham como objetivo:
I – A promoção da discussão de especialistas acerca das medidas de prevenção, para meninos de até 15 (quinze) anos, de condições que sejam fatores de risco de doenças na vida adulta, nos termos de regulamento;
II – A realização de campanhas de conscientização, com distribuição de material informativo, sobre a importância de:
a) investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal;
b) vacina contra o papilomavírus humano (Human Papillomavirus – HPV);
c) diagnóstico e tratamento precoces de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta, nos termos de regulamento;
III – A capacitação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca da importância da eficiente disponibilização a meninos de até 15 (quinze) anos de serviços e procedimentos ligados à prevenção de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta;
IV – A formação e a capacitação contínuas dos recursos humanos em saúde que lidam com meninos de até 15 (quinze) anos.
A SBU também participa dos movimentos Novembro e Novembrinho Azul para estimular a saúde do homem desde a infância.
Fontes:
Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Urologia
Publicado: Thursday, 01 de January de 1970
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



