Em 15 de fevereiro, um representante do Departamento de Segurança Alimentar do Ministério da Saúde declarou que a agência havia enviado um documento ao Departamento de Saúde da cidade de Da Nang referente a um paciente que sofreu intoxicação alimentar após consumir peixe fermentado na região.
Anteriormente, o Departamento de Segurança Alimentar recebeu informações de que, no distrito 3, comuna de Phuoc Chanh, cidade de Da Nang , um paciente foi hospitalizado com suspeita de intoxicação por Clostridium botulinum após consumir uma refeição contendo peixe fermentado.

Pratos com peixe fermentado podem aumentar o risco de intoxicação por Clostridium botulinum (Foto: Getty).
O paciente, que apresentava sinais de intoxicação, manifestava sintomas graves como visão turva, pupilas bilateralmente dilatadas e não reativas à luz, dor epigástrica e náuseas. Atualmente, o paciente está recebendo tratamento intensivo no Hospital Geral Regional de Quang Nam do Norte.
O Departamento de Segurança Alimentar solicitou ao Departamento de Saúde da cidade de Da Nang que orientasse o Hospital Geral Regional de Quang Nam do Norte a concentrar recursos no tratamento intensivo do paciente, garantindo que sua vida não seja afetada. Se necessário, devem ser organizadas consultas inter-hospitalares com hospitais de nível superior para obter apoio oportuno.
Instrua o Posto de Saúde da Comuna de Phuoc Chanh a continuar monitorando proativamente a saúde daqueles que consumiram as mesmas refeições e alimentos que o paciente. Ao detectar qualquer pessoa com suspeita de sintomas de intoxicação alimentar, os recursos e equipamentos devem estar prontamente disponíveis para fornecer tratamento e atendimento de emergência oportunos.
Em particular, o Departamento de Saúde de Da Nang precisa intensificar seus esforços na disseminação de informações e na educação da comunidade sobre segurança alimentar e medidas para prevenir intoxicação alimentar causada pela bactéria Clostridium botulinum.
É necessário fornecer orientações sobre métodos seguros de processamento e conservação de alimentos tradicionais ou adaptados localmente, visando aumentar a conscientização e mudar comportamentos e hábitos que comprometem a higiene e a segurança alimentar.
Para prevenir o risco de intoxicação alimentar, a Administração de Segurança Alimentar recomenda que as pessoas consumam apenas alimentos cozidos. Priorize o consumo de alimentos frescos e cozidos. Não reembale alimentos em recipientes herméticos e não os armazene por longos períodos sem congelá-los.
Para alimentos fermentados tradicionalmente que são embalados ou selados hermeticamente (como pepinos em conserva, brotos de bambu, berinjelas em conserva, etc.), é essencial garantir que estejam azedos e salgados. Alimentos que perderam o sabor azedo não devem ser consumidos.
O Departamento de Segurança Alimentar solicitou ao Departamento de Saúde de Da Nang que reforce as inspeções e a supervisão da segurança alimentar em estabelecimentos de produção, comercialização e processamento de alimentos em pequena escala, bem como em vendedores ambulantes de comida, para garantir a segurança dos alimentos quando estes circulam no mercado, especialmente durante o feriado do Ano Novo Lunar.
Fonte: https://dantri.com.vn/suc-khoe/bo-y-te-canh-bao-nguy-co-ngo-doc-voi-thuc-pham-dong-goi-kin-len-men-20260215073003641.htm
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



