
O Icict vai sediar as atividades da Semana Internacional do Acesso Aberto na Fiocruz, nos dias 22 e 23/10, na Biblioteca de Manguinhos, como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Organizado pelo Icict, em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, o evento terá o tema ‘Quem é o dono do conhecimento?’.
A mesa de abertura vai contar com a participação de Adriano da Silva, diretor do Icict; Marly Cruz, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; Alda Cruz, vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB); e Claude Pirmez, coordenadora do Programa INOVA Fiocruz/Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde.
Semana Internacional
A Semana do Acesso Aberto surgiu a partir do National Day of Action for Open Access, atividade realizada nos Estados Unidos em 2007. A partir de então, passou a ocorrer anualmente. Em 2025, o tema foi escolhido pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC) em parceria com um Comitê Consultivo da Semana de Acesso Aberto.
No mês de outubro, são realizadas diversas atividades comemorativas, relacionadas ao tema Acesso Aberto. Diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil participam da Semana do Acesso Aberto, incluindo a Fiocruz, que começou a participar em 2019.
Na Fiocruz
Alinhada ao Movimento Internacional de Acesso Aberto, a Fiocruz possui uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que completou 10 anos em 2024 e foi atualizada por um grupo de trabalho.
Voltado para democratização do conhecimento, o Movimento do Acesso Aberto possui diferentes caminhos para divulgação dos trabalhos resultantes de investigação científica: os repositórios institucionais (a via verde) e os periódicos científicos eletrônicos (a vida dourada).
Para a coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, Vanessa Jorge, é uma semana para comemorar e relembrar o compromisso assumido com o tema. “A Fiocruz assumiu esse compromisso com a sociedade e vem criando uma série de mecanismos para colocá-lo em prática. Além de guiar nossas ações e decisões por princípios e diretrizes de Ciência Aberta, implementamos diversas iniciativas de suma importância para tornar real essa prática, oferecendo transparência, acesso, cuidado com os diferentes tipos de acervos sob nossa guarda, além de um chamado para cocriação em pesquisas, educação e inovação com a nossa comunidade”.
A coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Claudete Fernandes de Queiroz, destacou a importância dos repositórios institucionais da Fiocruz, Arca e Arca Dados, para disponibilização de documentos de forma gratuita.
Além dos repositórios institucionais, a Fiocruz mantém diversas iniciativas voltadas para o acesso aberto, como as Bibliotecas Virtuais em Saúde, o Portal de Periódicos, o Observatório Fiocruz e o Dicionário Biobibliográfico dos Cientistas da Fiocruz. O Icict também mantém plataformas de acesso livre e gratuito, como o Portal de Livros em Acesso Aberto Porto Livre e o banco Fiocruz Imagens. Também publica textos em acesso aberto, no periódico científico Reciis, a Revista de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde.
O diretor do Icict, Adriano da Silva, enfatizou o protagonismo do Instituto em prol do acesso aberto e a atuação na criação e atualização da Política de Acesso Aberto da Fiocruz: “Nós incentivamos o debate sobre o acesso aberto. É uma atuação estratégica, voltada para democratização do conhecimento científico, da saúde pública, contribuindo para garantia de direitos humanos, como o acesso à informação e o direito à saúde”, completou.
Ao encontro do Movimento de Acesso Aberto, essas iniciativas existentes na Fiocruz facilitam: aumento de visibilidade de pesquisas; redução de desigualdades de acesso ao conhecimento; melhoria da colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições, nacionais e internacionais; preservação da memória institucional; e transparência de informações.
No evento
As práticas de Ciência Aberta adotadas pela Fiocruz estarão em debate no evento, assim como os critérios da nova avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que podem afetar diferentes etapas do ciclo da pesquisa científica, incluindo os programas de pós-graduação: “A estratégia será estimular a discussão entre pesquisadores e a comunidade científica, para mostrar o cenário atual e as tendências relacionadas ao tema”, explicou Claudete, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz.
A importância do repositório Arca também estará em pauta, com as mudanças de classificações de artigos científicos e de reconhecimento dos cursos de pós-graduações pela Capes: “O repositório institucional Arca será uma espécie de ‘porta de entrada’ nessa nova avaliação da Capes. O Icict e a VPEIC estão alinhando trabalhos de conscientização, que deverão contar com o apoio de secretarias acadêmicas, coordenações de pós-graduação, discentes, profissionais de informação e bibliotecários”, explicou Claudete.
Convidados de diferentes organizações, como Capes, Dora (The Declaration on Research Assessment) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) estão entre os participantes da discussão, além das coordenadoras das Redes Regionais de Repositórios Digitais das regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Rede de Bibliotecas
Como parte das atividades, no dia 23 de outubro, vai acontecer o 19º Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, com o tema ‘Bibliotecas como facilitadoras do Conhecimento Aberto’.
A mesa de abertura do Encontro da Rede vai contar com a participação da vice-diretora de Ensino do Icict, Kizi Araújo; da coordenadora da Rede, Claudete Fernandes de Queiroz; e da bibliotecária Simone Dib, coordenadora-adjunta da Rede. Durante o evento, as bibliotecas das unidades da Fiocruz estarão representadas pelos seus profissionais bibliotecários.
No encontro, haverá uma palestra sobre ‘Educação em informação e conhecimento aberto para evitar desinformação científica: possibilidades de ação biblioteconômica’, com Marianna Zattar (Icict/UFRJ).
E a outra convidada, Dayanne Prudencio (Unirio/Ibict), vai falar sobre ‘Literacia em IA: discutindo o papel das bibliotecas’.
Na parte da tarde, serão apresentados diversos serviços realizados pela área de informação do Icict e as bibliotecas das unidades apresentarão pôsteres com os trabalhos desenvolvidos.
Serviço
Local: Salão de Periódicos Lobato Paraense – Biblioteca de Manguinhos
Data: 22 e 23 de outubro de 2025
Horário: das 9 às 16h
Inscrições em https://eventos.icict.fiocruz.br
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado