A avitaminose é a deficiência total ou grave de uma vitamina, que pode ser causada pela baixa ingestão de alimentos fontes ou por condições que diminuem a absorção de nutrientes, como cirurgia bariátrica e doença inflamatória intestinal, por exemplo.
Alguns dos sintomas de avitaminose que podem surgir incluem dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz, pele e olhos secos, dormência, câimbras e sangramento nas gengivas.
O tratamento da avitaminose deve ser indicado pelo médico ou nutricionista, sendo feito por meio da suplementação de vitaminas e o aumento do consumo de alimentos contendo os nutrientes que estão em falta no organismo.
Sintomas da avitaminose
Os principais sintomas da avitaminose no corpo são:
A pessoa com avitaminose também pode apresentar inflamação da língua e boca, sangramento nas gengivas, perda do apetite, inchaço e retenção de líquido corporal, por exemplo.
Os sintomas da avitaminose variam conforme o tipo de vitamina em falta no organismo.
Não ignore os sinais que seu corpo está dando!
Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Diferença entre avitaminose e hipovitaminose
A hipovitaminose é uma deficiência parcial ou insuficiente de vitamina, indicando que existe uma quantidade da vitamina no corpo, mas não o suficiente para as necessidades ideais, podendo causar sintomas leves ou até mesmo ser assintomática.
Já a avitaminose é caracterizada pela deficiência completa ou grave de uma vitamina, o que leva a sintomas severos.e complicações à saúde.
Tipos de avitaminose
Os tipos de avitaminose são:
1. Avitaminose D
A avitaminose D no organismo pode surgir quando se pega pouco sol, pois os raios solares são a principal fonte para produção desta vitamina no corpo.
O baixo consumo de alimentos fonte de vitamina D, como salmão, sardinha, leite e derivados, também podem causar a falta desta vitamina.
Além disso, pessoas com doença renal crônica, que fazem hemodiálise ou com doenças hepáticas também têm maior risco de apresentar a avitaminose D.
2. Avitaminose C
A baixa ingestão de alimentos fontes de vitamina C é a principal causa desta avitaminose no organismo.
Além disso, pessoas que fizeram cirurgia bariátrica ou que possuem doença inflamatória intestinal, doença celíaca, também podem apresentar avitaminose C, devido à dificuldade de absorção desta vitamina.
3. Avitaminose A
A baixa ingestão de alimentos fonte é a principal causa da avitaminose A no organismo.
Além disso, pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica ou com doença inflamatória intestinal ou insuficiência hepática, têm maior risco de apresentar deficiência dessa vitamina.
4. Avitaminose E
A avitaminose E é muito rara e geralmente não é causada por ingestão alimentar insuficiente.
Assim, a avitaminose E pode acontecer em bebês prematuros com baixo peso. Essa condição também pode surgir em pessoas com problemas para absorver ou metabolizar a gordura dos alimentos, como nos casos de síndrome do intestino curto, fibrose cística, doença de Crohn, doença hepática ou pancreática, por exemplo.
5. Avitaminose K
A avitaminose K baixa no organismo é rara e, quando acontece, pode ser causada pelo uso prolongado de antibióticos e anticoagulantes, por exemplo.
Essa avitaminose também pode ser provocada pelo baixo consumo de alimentos fonte da vitamina ou problemas de saúde que diminuem a sua absorção, como doença celíaca e doenças inflamatórias intestinais.
6. Avitaminose de complexo B
A avitaminose de complexo B acontece principalmente quando se consome poucos alimentos fontes dessas vitaminas.
Algumas situações também podem levar a carência destas vitaminas, como alcoolismo crônico, doença celíaca, doença inflamatória intestinal, cirurgia bariátrica, hipertireoidismo e uso de remédios, como diuréticos, isoniazida e anticonvulsivantes.
Como saber se é avitaminose
Para saber se é avitaminose, é aconselhado consultar o clínico geral ou pediatra, no caso de crianças, para fazer o exame físico e avaliar o estado de saúde da pessoa.
Para confirmar o diagnóstico, o médico geralmente solicita a realização de um exame de sangue e de urina, para avaliar os níveis séricos das vitaminas.
Em alguns casos, o médico também pode solicitar exames de imagem, como a ressonância magnética.
Como é feito o tratamento
O tratamento da avitaminose varia conforme o nutriente em falta, incluindo o uso de suplementos, por via intramuscular, intravenosa ou oral, conforme a indicação do médico ou nutricionista.
O nutricionista também pode recomendar o aumento da ingestão de alimentos fonte dos nutrientes que estão em falta no organismo.
Além disso, em casos de deficiência de vitamina D, é recomendado tomar sol por cerca de 15 minutos por dia.
Possíveis complicações
As possíveis complicações provocadas pela avitaminose são:
- Cegueira;
- Insuficiência cardíaca;
- Síndrome de Korsakoff;
- Demência;
- Arritmia cardíaca;
- Aumento do risco de parto prematuro e aborto;
- Osteoporose.
Além disso, em casos de avitaminose grave não tratada, a pessoa pode apresentar convulsões severas, hemorragias graves e óbito.