Os lóquios, ou loquiação, correspondem ao corrimento vaginal fisiológico que acontece após o parto e que tem a função de eliminar do corpo o sangue, os fluidos e os tecidos extras acumulados durante a gravidez.
Também conhecido como sangramento pós-parto, essa condição acontece em 3 fases, lóquios rubros, loquiação fusca e lóquios amarelos, que duram entre 3º e 4º dia, 4º e 10º dia e entre o 12º dia a 6ª semanas após o parto, respectivamente.
Embora os lóquios sejam comuns, é fundamental adotar alguns cuidados para garantir uma recuperação segura e evitar complicações. Assim, na presença de sinais como sangramento excessivo, febre ou dor abdominal, é importante procurar um atendimento médico imediatamente, para que seja feita uma avaliação e, se necessário, iniciado o tratamento adequado.
Porque os lóquios acontecem
Os lóquios correspondem a um corrimento vaginal normal da mulher, que acontece devido a um processo natural de recuperação e cicatrização do corpo durante o pós-parto.
Isso porque, durante a gravidez, o útero acumula sangue e tecido extras para o crescimento do bebê.
Como após o parto o corpo não precisa mais desse material, os lóquios são a forma de o organismo eliminar o sangue, os fluidos e os tecidos que foram acumulados durante os meses de gravidez, ajudando o útero a retornar ao seu estado anterior à gravidez.
Fases dos lóquios
As fases dos lóquios são:
1. Lóquios rubros
Também conhecida como lochia rubra, essa fase é caracterizada por sangue vermelho escuro ou brilhante, com fluxo similar ao período menstrual intenso.
Pode conter coágulos pequenos, menores que uma moeda, e dura geralmente de 3 a 4 dias após o parto.
2. Loquiação fusca
O corrimento vaginal na loquiação fusca, ou lochia serosa, tem uma cor rosa-acastanhada, sendo mais aquosa e mais fina que a rubra.
Esta fase normalmente acontece do 4º ou 10º dia após o parto e o fluxo é moderado e pode conter menos coágulos ou nenhum.
3. Lóquios amarelo
Também chamado de lochia alba, o lóquios amarelo apresenta uma coloração amarelada ou branca (cremosa, amarelo-esbranquiçado) e contém pouco ou nenhum sangue.
Esta fase geralmente começa por volta do 12º dia e pode durar até a 6ª semana após o parto.
Sinais de alerta
Alguns sinais de alerta dos lóquios são:
- Sangramento vermelho e sanguinolento (lóquios rubros), por mais de uma semana;
- Dor abdominal ou pélvica;
- Sangramento excessivo, como encharcar 2 absorventes por hora, durante mais de 1 a 2 horas;
- Perda de coágulos grandes, do tamanho de uma bola de golfe ou em quantidade excessiva;
- Corrimento vaginal com cheiro desagradável, diferente do odor semelhante ao fluxo menstrual;
- Febre ou calafrios;
- Corrimento esverdeado;
- Sensação de cansaço ou mal-estar.
A presença de tontura, palidez e/ou frieza da pele, aumento da frequência cardíaca e dor e inchaço perto da vagina ou períneo, também são sinais de alerta.
Na presença desses sintomas, é recomendado procurar um atendimento médico imediatamente, para que seja feito o tratamento adequado e sejam evitadas complicações.
Cuidados durante os lóquios
Alguns cuidados durante o período dos lóquios são importantes para evitar infecções e ajudar na cicatrização completa do útero e do trato vaginal.
Assim, é importante manter a região vaginal sempre limpa e seca, evitando o uso de tampões nas 6 primeiras semanas após o parto e trocando os absorventes regularmente.
Deve-se também tomar banho diariamente ou lavar a região íntima sempre após urinar ou evacuar.
É aconselhado também evitar relações sexuais por pelo menos 6 semanas após o parto, retomando apenas após a orientação do médico.
Além disso, é fundamental repousar e evitar atividades intensas nas primeiras 2 a três semanas após o parto, podendo-se começar com atividades leves como caminhada.
Conteúdo Relacionado