o que é Miocardiopatia sintomas, tipos e tratamento-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

13/10/2025

A miocardiopatia é uma doença que enfraquece o músculo do coração, atrapalhando o bombeamento do sangue para o corpo, causando sintomas como dor no peito, falta de ar, fadiga e inchaço nas pernas e tornozelos, por exemplo.

Também conhecida como cardiomiopatia, a miocardiopatia pode não ter uma causa conhecida ou pode estar relacionada a fatores como histórico familiar, alteração genética ou estilo de vida não saudável.

Na suspeita de miocardiopatia, é importante consultar o cardiologista, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de medicamentos, cirurgia e mudanças no estilo de vida.

Sintomas de miocardiopatia

Os principais sintomas de miocardiopatia incluem:

  • Dor no peito;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Fadiga ou cansaço;
  • Inchaço nos tornozelos ou pernas;
  • Batimentos irregulares do coração;
  • Tonturas e desmaios.

Em casos mais graves, a pessoa também pode ter parada cardíaca ou choque cardiogênico, que é a diminuição da capacidade do coração de bombear de forma adequada, causando respiração rápida, desmaio repentino e aumento exagerado dos batimentos cardíacos.

Os sintomas da miocardiopatia variam de acordo com o tipo e a gravidade da doença. Além disso, algumas pessoas podem nunca desenvolver sintomas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

A miocardiopatia é grave?

A miocardiopatia é uma doença geralmente considerada grave, devido ao risco de complicações como insuficiência cardíaca, morte súbita, tromboembolismo, choque cardiogênico e arritmias.

Entretanto, a gravidade varia muito conforme o tipo específico, a progressão da doença e os fatores de risco individuais da pessoa.

Tipos de miocardiopatia

Os principais tipos de miocardiopatia são:

1. Miocardiopatia dilatada

A miocardiopatia dilatada é caracterizada pelo aumento e dilatação de um ou ambos os ventrículos, que são as partes do coração responsáveis por bombear o sangue para fora do coração.

Esse tipo de miocardiopatia pode não ter uma causa identificável ou acontecer devido a predisposição familiar, genética, miocardite viral, doença de Chagas, doença isquêmica, pressão alta, abuso de álcool e cardiomiopatia periparto.

A miocardiopatia dilatada pode causar sintomas como dispneia paroxística noturna, dificuldade de respirar na posição deitada, inchaço nas pernas, falta de ar, fadiga, mal-estar e fraqueza.

2. Miocardiopatia hipertrófica

A miocardiopatia hipertrófica é uma doença caracterizada pelo aumento da espessura da parede dos ventrículos do coração, deixando-o mais rígido e com maior dificuldade em bombear o sangue.

Essa condição pode ser causada por mutações genéticas geralmente relacionadas com o histórico familiar dessa doença, ou devido a pressão alta, envelhecimento natural do corpo ou atividade física excessiva como em atletas.

Muitas pessoas não apresentam sintomas e outras podem apresentar fadiga, falta de ar, dor no peito, palpitações e síncope em repouso ou durante esforço.

3. Miocardiopatia isquêmica

A miocardiopatia isquêmica se refere à redução de capacidade bombeamento do coração devido a danos causados por isquemia, onde a doença arterial coronariana é a causa mais comum.

As pessoas com esse tipo de miocardiopatia podem não apresentar sintomas ou apresentar dor ou desconforto no peito, fadiga aumentada, falta de ar, dificuldade de respirar na posição deitada e falta de ar durante os exercícios.

4.  Miocardiopatia periparto

A miocardiopatia periparto é uma cardiomiopatia rara que pode surgir em mulheres normalmente no final da gravidez ou logo após o parto.

Esse tipo de miocardiopatia pode causar falta de ar, fadiga, tosse, dor no peito, dificuldade de respirar na posição deitada, dispneia paroxística noturna, inchaço nos pés e tosse com sangue.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da miocardiopatia é feito pelo cardiologista, por meio de uma avaliação física, e do histórico de saúde e familiar da pessoa.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames como ecocardiograma transtorácico, angiografia ressonância magnética, eletrocardiografia e tomografia computadorizada.

Teste de estresse cardíaco, testes genéticos e triagem de toxicologia também podem ser solicitados pelo médico para confirmar essa doença.

Possíveis causas

As possíveis causas da miocardiopatia incluem:

  • Alterações genéticas;
  • Histórico familiar;
  • Consumo de álcool em excesso;
  • Doenças metabólicas, como diabetes e obesidade;
  • Sarcoidose ou amiloidose;
  • Infecções como hepatite viral, HIV e COVID-19;
  • Problemas hormonais;
  • Doenças musculares, como a distrofia muscular de Duchenne;
  • Estresse extremo.
  • Uso de substâncias, como cocaína, maconha, anfetaminas ou esteroides anabólicos-androgênicos.

Além disso, fatores como gravidez, sepse e tratamentos como quimioterapia e radioterapia, também aumentam o risco de miocardiopatia. Entretanto, em muitos casos, a causa da miocardiopatia não é conhecida.

Como é feito o tratamento

Conforme o tipo, os tratamentos da miocardiopatia são:

1. Medicamentos

Conforme o tipo de miocardiopatia, o médico pode prescrever o uso de medicamentos como anticoagulantes, betabloqueadores, diuréticos, corticosteroides e bloqueadores dos canais de cálcio não di-hidrostricnínicos

Além disso, o médico também pode prescrever o uso de inibidores da miosina cardíaca, como o mavacanteno.

2. Cirurgia

As cirurgias podem ser indicadas para tratar a obstrução do fluxo sanguíneo, corrigir arritmias ou como último recurso para insuficiência cardíaca avançada, variando conforme o tipo de miocardiopatia.

Assim, o médico pode realizar a redução do septo do coração, que é o músculo que separa o ventrículo esquerdo e o direito; a injeção seletiva de álcool em uma região do septo; e a ablação do septo por cateter de radiofrequência, por exemplo.

3. Transplante de coração

O transplante de coração é uma cirurgia de substituição de um coração doente por outro saudável. Este tratamento pode ser indicado pelo médico para quando a miocardiopatia evolui para insuficiência cardíaca em estágio final e a pessoa não apresenta nenhuma melhora com os outros tratamentos.

4. Mudanças no estilo de vida

Algumas mudanças no estilo de vida que também são recomendadas são:

  • Manter uma alimentação saudável, controlando a ingestão de sódio e água, conforme a orientação do nutricionista;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Parar de fumar;
  • Praticar exercícios físicos e fazer reabilitação cardíaca, de acordo com a orientação médica;
  • Controlar o estresse.

É importante também manter as vacinas em dia, para evitar infecções que aumentam o risco da miocardiopatia séptica e outras lesões no coração.

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,

Ver na Amazon
Kit Meu Coletor Menstrual Can.u.do Grande Cor:Rosa-radardasaude

Kit Meu Coletor Menstrual Can.u.do Grande Cor:Rosa-radardasaude

Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude

Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude

Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia

Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia

Ver na Amazon
Bio Zinco Quelato 29mg Quelado, Bigens, 60 cápsulas (Kit 3)

Bio Zinco Quelato 29mg Quelado, Bigens, 60 cápsulas (Kit 3)

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário