A onicogrifose é uma alteração que provoca o crescimento anormal das unhas, deixando-as deformadas e mais grossas, podendo levar a desconforto, dor e favorecer o aparecimento de inflamações e infecções por fungos.
A causa da onicogrifose está geralmente ligada a pessoas mais velhas associada a fatores como higiene inadequada, traumas ou doenças de pele, podendo também surgir por condições genéticas raras.
O tratamento da onicogrifose é realizado pelo dermatologista, que pode recomendar métodos conservadores, como corte regular da unha e cuidados com calçados, ou, quando necessário, recorrer a procedimentos cirúrgicos, como a remoção da unha.
Sintomas da onicogrifose
Os principais sintomas e características da onicogrifose são:
- Unhas grossas e endurecidas;
- Coloração amarelada ou amarronzada;
- Crescimento irregular, com possível curvatura da unha;
- Superfície com ondulações;
- Dor, principalmente ao andar ou usar calçados.
A onicogrifose geralmente afeta o dedão do pé e pode causar complicações, como unha encravada, inflamação ao redor da unha e infecção por fungos, conhecida como onicomicose.
Em casos mais graves, pode dificultar atividades do dia a dia, como se vestir ou tomar banho, e levar ao surgimento de gangrena sob a unha, embora isso seja raro.
Tipos de onicogrifose
A onicogrifose pode ser classificada de acordo com sua causa, podendo ser:
1. Onicogrifose adquirida
A onicogrifose adquirida é o tipo mais comum e geralmente aparece em pessoas mais velhas.
O que causa: Essa condição está frequentemente associada a fatores como higiene inadequada, falta de cuidado com as unhas, traumas maiores ou pequenos machucados repetitivos causados por calçados apertados e deformidades do pé, como joanetes.
Também pode estar associada a doenças dermatológicas, como psoríase e ictiose, infecções fúngicas das unhas e condições vasculares ou metabólicas, como má circulação, úlceras, varizes e diabetes.
2. Onicogrifose congênita
A onicogrifose congênita é rara e costuma ser identificada nos primeiros anos de vida, indicando um fator genético.
Nesse tipo, todas as unhas das mãos e pés podem ser afetadas, sendo importante diferenciá-la de outras malformações congênitas das unhas.
O que causa: Pode estar associada a síndromes e genodermatoses raras, como as síndromes de Haim-Munk e Papillon-Lefèvre, ictiose hystrix, esclerose tuberosa e algumas displasias ectodérmicas.
3. Hemi-onicogrifose
Existe ainda a hemi-onicogrifose, uma condição semelhante, em que a unha cresce lateralmente desde o nascimento ou infância precoce.
O que causa: Geralmente está ligada a desalinhamentos congênitos do hálux e pode ser controlada com corte regular da unha e cuidados com os pés.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da onicogrifose é feito pelo dermatologista, principalmente pela observação da unha, devido às suas características marcantes.
Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo de você, através da ferramenta a seguir:
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Para diferenciar de outras condições, como a onicomicose, o médico pode solicitar exames de raspagem ou cultura de fungos, que ajudam a confirmar ou descartar infecções.
Também é avaliado se a condição é congênita ou adquirida e se há fatores associados, como higiene inadequada, traumas repetidos, doenças vasculares ou dermatológicas, psoríase e diabetes.
Tratamento da onicogrifose
O tratamento da onicogrifose é indicado pelo dermatologista, podendo ser:
1. Tratamento conservador
O tratamento conservador da onicogrifose é geralmente indicado para idosos ou pessoas com problemas vasculares ou diabetes e inclui:
- Medidas para minimizar traumas, como o uso de calçados adequados que evitem pressão ou microlesões na unha;
- Desbridamento mecânico, que é feito por meio de cortes regulares e remoção da queratina acumulada, utilizando brocas elétricas ou alicates especiais;
- Crioterapia, para amolecer a unha e facilitar o corte;
- Avulsão química, que é o uso de ureia ou iodeto de potássio, para reduzir a espessura da unha antes do corte.
A onicogrifose costuma voltar, por isso o tratamento pode ser repetido sempre que necessário.
2. Avulsão da unha
A avulsão da unha é um tratamento cirúrgico da onicogrifose, indicado quando o tratamento conservador não funciona, quando há dor crônica, abscessos ou deformidades significativas.
O tratamento cirúrgico consiste em remover a unha junto com a matriz, que é a parte que produz a unha, para evitar que ela volte a crescer deformada.
A avulsão da unha pode ser feita com bisturi ou usando eletrocirurgia e laser para cortar a unha.
Também existem métodos que destroem a matriz, chamados técnicas ablativas, que usam produtos químicos como fenol ou hidróxido de sódio, laser ou eletricidade.
Onicogrifose tem cura?
A onicogrifose não tem cura definitiva, mas pode ser controlada com tratamento, que ajuda a melhorar a aparência da unha, reduzir a dor e prevenir complicações.
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado