o que é Síndrome metabólica: sintomas, causas e tratamento-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

18/10/2025

A síndrome metabólica é uma condição caracterizada pela presença de um conjunto de fatores que aumentam o risco de doenças como infarto, AVC, diabetes tipo 2, doença renal e apneia obstrutiva do sono.

O diagnóstico da síndrome metabólica, também conhecida como síndrome de resistência à insulina, é confirmado pelo médico quando a pessoa apresenta alteração em critérios como circunferência abdominal, pressão arterial e glicemia de jejum, por exemplo.

Assim, o tratamento da síndrome metabólica deve ser orientado pelo clínico geral, cardiologista e/ou endocrinologista, incluindo mudanças no estilo de vida, práticas de exercícios físicos, alimentação saudável, uso de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia bariátrica.

Sintomas de síndrome metabólica

Alguns sintomas e sinais da síndrome metabólica são:

  • Acúmulo de gordura abdominal;
  • Aumento da sede;
  • Visão turva;
  • Cansaço;
  • Xantoma;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Pressão alta.
  • Acantose nigricans, que é o escurecimento da pele ao redor do pescoço e axilas;

Os sintomas de síndrome metabólica estão relacionados com as alterações metabólicas que a pessoa possui.

No entanto, é importante lembrar que, a maioria das pessoas com síndrome metabólica se sente bem e não apresenta sinais ou sintomas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da síndrome metabólica é feito pelo clínico geral, cardiologista ou endocrinologista, por meio da avaliação dos sintomas apresentados e histórico do estilo de vida, hábitos alimentares e histórico familiar da pessoa.

Para confirmar o diagnóstico, o médico faz uma medição da circunferência da cintura, mede a pressão arterial e solicita exames laboratoriais, para avaliar os níveis sanguíneos de glicose, colesterol e triglicerídeos.

Além disso, a proteína C-reativa, testes de função hepática, estudos da tireoide e ácido úrico, também podem ser solicitados pelo médico.

Marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Critérios de diagnóstico

Os 5 critérios geralmente  usados pelo médico para diagnóstico da síndrome metabólica são:

  1. Glicemia de jejum igual ou maior que 110 mg/dL, ou diagnóstico de diabetes;
  2. Circunferência abdominal maior que 102 cm em homens ou maior que 88 cm em mulheres;
  3. Triglicerídeos de 150 mg/dl ou superior;
  4. Pressão arterial acima de 130/85 mmHg;
  5. Colesterol HDL menor que 50 mg/dL em mulheres ou menor que 40 mg/dL em homens.

Para confirmar o diagnóstico, é necessário que a pessoa apresente três ou mais dos critérios mencionados anteriormente.

Causas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica é uma condição causada por diversos fatores incluindo predisposição genética, estilo de vida e fatores ambientais. Entretanto, a obesidade abdominal e a resistência à insulina são as principais causas da síndrome metabólica.

Fatores genéticos e condições de saúde, como alteração hormonal, hipotireoidismo e síndrome do ovário policístico, também podem aumentar as chances de síndrome metabólica.

Além disso, ter uma alimentação rica em calorias, gorduras saturadas e açúcares, também aumenta o risco de desenvolver essa condição.

Hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse e sono inadequado, também estão relacionados com a síndrome metabólica.

Alguns medicamentos também podem provocar a resistência à insulina ou contribuir para o ganho de peso, como corticoesteroides, antidepressivos, medicamentos para pressão arterial e contra o HIV, por exemplo, podendo levar à síndrome metabólica.

Tratamentos para síndrome metabólica

Os tratamentos para síndrome metabólica que podem ser indicados pelo médico são:

1. Mudanças no estilo de vida

O tratamento inicial da síndrome metabólica envolve mudanças no estilo de vida, para prevenir, tratar e até reverter essa condição.

Assim, as mudanças incluem diminuir de 7 a 10% do peso corporal inicial ao longo de 12 meses. Esse objetivo pode ser alcançado com um déficit calórico, indicado pelo nutricionista, e com prática regular de atividades físicas.

Além disso, é recomendado também parar de fumar, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, melhorar o tempo e/ou a qualidade do sono e controlar o estresse.

2. Prática de exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos é essencial para diminuir o peso corporal, os níveis de colesterol, a pressão arterial e a glicose sanguínea.

A Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia recomendam praticar 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 70 minutos de alta intensidade por semana. É recomendado também fazer exercícios para fortalecer os músculos duas vezes por semana.

3. Dieta saudável

Uma dieta saudável é fundamental para ajudar na perda ou manutenção do peso adequado, contribuir para a redução do acúmulo de gordura visceral, equilibrar a pressão arterial e os níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol no sangue.

Assim, o nutricionista pode recomendar manter uma dieta rica em vegetais, frutas, leguminosas, cereais integrais, oleaginosas e peixes. A dieta mediterrânea é um bom exemplo de dieta saudável para o coração.

Durante a dieta, é recomendado evitar alimentos ultraprocessados, carboidratos refinados, açúcar, sódio em excesso e dietas ricas em gordura saturada.

4. Medicamento para síndrome metabólica

O médico pode recomendar o uso de medicamentos como:

  • Losartana, candesartana, enalapril ou lisinopril, para tratar a pressão alta;
  • Metformina e agonistas do GLP-1, para tratar a resistência à insulina e reduzir o açúcar no sangue;
  • Estatinas, como rosuvastatina, atorvastatina, sinvastatina, ezetimiba e fenofibrato, para tratar o colesterol e triglicerídeos altos;
  • Sibutramina ou orlistat, que inibem a absorção de gordura ou o apetite.

Os remédios geralmente são prescritos pelo médico quando as mudanças no estilo de vida não controlam as condições relacionadas à síndrome metabólica.

5. Cirurgia bariátrica

Para pessoas com obesidade grave, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia bariátrica, ajuda a melhorar condições como diabetes, pressão alta, hiperlipidemia e apneia obstrutiva do sono.

A cirurgia bariátrica pode ser recomendada para pessoas com IMC igual ou superior a 40 kg/m², com ou sem outras doenças associadas.

Leia também sobre:

Diabetes no Brasil: A Epidemia Silenciosa que Custa Bilhões e Exige Ação Imediata do SUS

Alimentos Leve no Verão: Dicas para Suportar o Calor

Hidratação no Verão: Quanto Beber e Sinais de Desidratação

Protetor Solar: Como Escolher e Usar Corretamente no Verão

Protetor Solar: Como Escolher e Usar Corretamente no Verão

Tylenol na Gravidez e Autismo: O Que Diz a Ciência Por Trás da Polêmica?

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,

Ver na Amazon
Kit Meu Coletor Menstrual Can.u.do Grande Cor:Rosa-radardasaude

Kit Meu Coletor Menstrual Can.u.do Grande Cor:Rosa-radardasaude

Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude

Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude

Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia

Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia

Ver na Amazon
Bio Zinco Quelato 29mg Quelado, Bigens, 60 cápsulas (Kit 3)

Bio Zinco Quelato 29mg Quelado, Bigens, 60 cápsulas (Kit 3)

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário