oito novas amostras dão positivas para contaminação por fungo-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

05/11/2025

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, no final da segunda-feira (03), a confirmação de que oito novas amostras sorológicas referentes ao surto intra-hospitalar registrado no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, foram reativas para presença de anticorpos específicos para o fungo Histoplasma sp.

A confirmação foi feita pelo Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atua em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) na investigação laboratorial do caso. Nesta nova remessa de análises, foi confirmada a presença de anticorpos — o que indica o desenvolvimento de resposta imune ao agente infeccioso. As oito amostras se somam à já confirmada e divulgada em coletiva de imprensa nessa segunda-feira (03) pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann. Ao todo, nove amostras testaram positivo, sendo oito de funcionários do hospital e uma de acompanhante.

“Encaminhamos muitas amostras à Fiocruz, que é parceira nessa investigação conduzida pela Vigilância Estadual e pelo Lacen/ES. O exame de sorologia mostra que oito deram positivo para histoplasmose, causada pelo fungo Histoplasma, comum em fezes de animais, especialmente aves e morcegos”, explicou o secretário nesta terça-feira (04).

De acordo com Hoffmann, a Sesa seguirá com os testes para confirmar se todos os casos suspeitos estão relacionados ao fungo ou se há outros agentes. “Temos mais de 90 casos suspeitos e é importante identificar quantas pessoas foram atingidas e se há outros tipos de agentes”, afirmou.

O diretor do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, destacou a complexidade da investigação, que envolve muitos casos suspeitos e uma janela temporal extensa, exigindo metodologias variadas como exames diretos, cultivos e sequenciamento genético. Até o momento, o Lacen enviou três lotes de amostras à Fiocruz: no primeiro, uma foi reativa; no segundo, oito; e o terceiro ainda aguarda confirmação.

A histoplasmose é uma infecção fúngica sistêmica causada pelo Histoplasma capsulatum, que pode variar de assintomática a grave. A infecção ocorre pela inalação de partículas infectantes do fungo, presentes em solos e fezes de aves e morcegos. Não há transmissão entre pessoas, e trabalhadores rurais estão entre os principais grupos de risco devido à exposição ambiental.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!

Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário