Parceria com o Brasil fortalece combate à mortalidade materna em Angola — ABC-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

03/02/2026

Parceria com o Brasil fortalece combate à mortalidade materna em Angola
Parceria com o Brasil fortalece combate à mortalidade materna em Angola

O Governo de Angola, por intermédio do Ministério da Saúde de Angola (MINSA), assinou nesta terça-feira, em Luanda, um projeto de cooperação técnica com o Governo do Brasil voltado ao fortalecimento da vigilância e da resposta à mortalidade materna, infantil e fetal naquele país. A iniciativa é implementada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

O projeto prevê ações concretas para o fortalecimento das capacidades institucionais e técnicas dos profissionais do setor de saúde, com destaque para o aprimoramento dos sistemas de vigilância de óbitos maternos, infantis e fetais, a melhoria da qualidade das informações em saúde e o apoio à tomada de decisão baseada em evidências. Estão previstas, entre outras atividades, a realização de diagnósticos situacionais, o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de ferramentas de ensino a distância e o fortalecimento de mecanismos de governança, como os Comitês de Auditoria e Prevenção de Óbitos.

O Ministério da Saúde de Angola tem assumido, de forma firme, o compromisso de alcançar as metas de redução da mortalidade materna. Acreditamos que a cooperação internacional, quando bem estruturada, é um instrumento poderoso para melhorar a vida das nossas populações. Porque, no final, as mortes maternas não são números: são famílias, são histórias, são vidas”, afirmou o secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Carlos Alberto Pinto de Sousa.

A cerimônia reuniu autoridades governamentais dos setores de saúde de Angola e do Brasil, além de representantes do UNFPA, da Fiocruz e de outras instituições parceiras, reafirmando o compromisso político e técnico com o enfrentamento de desafios persistentes na área da saúde materna, infantil e neonatal.

“Brasil e Angola mantêm uma sólida parceria de cooperação técnica na área da saúde, fundamentada nos princípios da Cooperação Sul-Sul. A iniciativa trilateral a ser implementada com a participação do UNFPA soma-se à cooperação bilateral já existente, como o Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde e o Projeto de Apoio à Implementação e à Gestão de Medidas para a Prevenção e o Controle do Câncer em Angola”, destacou a embaixadora do Brasil em Angola, Eugênia Barthelmess.

Nos últimos anos, Angola registrou avanços importantes na redução da mortalidade materna, com a queda de 239 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos em 2016 para 170 em 2024. Apesar dos progressos, o país busca alcançar a meta de 70 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos até 2030, em consonância com os compromissos nacionais e internacionais assumidos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Nesse contexto, o fortalecimento das capacidades técnicas dos Comitês de Auditoria e Prevenção das Mortes Maternas e Neonatais, assim como dos sistemas de vigilância desses óbitos, é considerado um elemento central para identificar falhas evitáveis, aprimorar a qualidade da atenção à saúde e salvar vidas. Segundo o UNFPA, o investimento em dados qualificados contribui para orientar políticas públicas mais eficazes e assegurar respostas mais rápidas às principais causas de mortalidade materna e neonatal no país.

“A Fiocruz aporta a esta iniciativa uma experiência formativa consolidada no Brasil desde 2012, que já capacitou mais de 5 mil profissionais de saúde em mais de mil municípios, com foco na saúde da mulher e da criança. O curso valoriza os saberes dos profissionais e integra teoria e prática, contribuindo para qualificar a resposta dos serviços de saúde”, afirmou Mariana Souza, assessora da Coordenação-Geral de Educação da instituição.

A ação conjunta insere-se no marco da Cooperação Sul-Sul Trilateral, modalidade de cooperação técnica entre países em desenvolvimento que, com a participação de organizações internacionais, articula conhecimentos, experiências e capacidades técnicas para enfrentar desafios comuns de desenvolvimento. Essa abordagem privilegia a gestão horizontal entre os parceiros, valoriza vantagens comparativas e promove soluções alinhadas aos contextos locais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Para a Agência Brasileira de Cooperação, é uma grande satisfação avançar com a assinatura deste projeto, após anos de diálogo entre as instituições parceiras. A partir de agora, com o apoio do UNFPA, da Fiocruz e do Ministério da Saúde de Angola, trabalharemos conjuntamente para reduzir os índices de mortalidade materna, infantil e fetal no país, por meio da cooperação técnica e da troca de conhecimentos entre instituições. Esse é o verdadeiro espírito da cooperação Sul-Sul brasileira”, afirmou João Luis Clementino, da ABC.

Parceria com o Brasil fortalece combate à mortalidade materna em Angola
Parceria com o Brasil fortalece combate à mortalidade materna em Angola
Parceria com o Brasil fortalece combate à mortalidade materna em Angola
Parceria com o Brasil fortalece combate à mortalidade materna em Angola




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário