
Uma iniciativa que transforma dados científicos em diálogo público sobre a saúde mental de quem trabalha no sistema prisional. Esse é o objetivo da primeira pesquisa nacional sobre saúde mental do policial penal nas redes sociais e, agora, no streaming de áudio.
A pesquisa, chamada de Samepen, é conduzida pela UFMG em parceria com universidades do Rio Grande do Norte, Amazonas, Goiás e Paraná. Ela investiga a prevalência de transtornos mentais entre policiais penais de dez estados brasileiros e identifica os fatores associados ao adoecimento. Essa iniciativa conta com financiamento do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O podcast, lançado neste mês de novembro, terá episódios mensais com análises, entrevistas e debates sobre temas urgentes da saúde do trabalhador, como assédio moral, exaustão emocional, sobrecarga psíquica e políticas de cuidado na segurança pública.
Embora o foco principal seja o policial penal, os conteúdos interessam a toda a sociedade, por discutir dimensões do trabalho e do sofrimento psíquico que extrapolam o cárcere. E por revelar como o adoecimento invisibilizado entre esses trabalhadores impacta diretamente o sistema de justiça, a segurança pública e a sociedade.
A professora Andrea Silveira, coordenadora do estudo, defende que falar sobre saúde mental no cárcere é ampliar a compreensão sobre um dos espaços mais tensionados e pouco conhecidos do país. “É fundamental trazer esses temas à luz e aproximar a ciência de quem vive essa realidade. O Panopticus Podcast é um espaço de cuidado e diálogo, para quem trabalha no sistema prisional, para quem pesquisa a temática e para quem se interessa pela saúde mental do trabalhador”, afirma.
Ouça e siga o Panopticus Podcast no Spotify:
Mais informações estão disponíveis no Instagram da pesquisa: @saudementalpolicialpenal.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



