Do território à vigilância global: pesquisadora da Fiocruz Brasília integra rede da OMS
Por Fiorenza Cadore (CTIS)
A pesquisadora Fernanda Machiner foi selecionada para integrara o Collaboratory, laboratório de inteligência em pandemias e epidemias da Organização Mundial da Saúde (OMS)
A Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps), do CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, celebra um marco em sua trajetória de cooperação científica e inovação em saúde. A pesquisadora Fernanda Machiner passou a integrar o Collaboratory, laboratório de inteligência em pandemias e epidemias da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fernanda Machiner é bióloga pela UFMT, especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER, mestre em Epidemiologia e doutora em Saúde Coletiva pela UnB. Atua na Fiocruz Brasília, CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS). Com ampla experiência em pesquisa, ensino e consultoria em saúde pública, contribuirá com a perspectiva brasileira e o conhecimento territorial desenvolvido pela Picaps, fortalecendo o diálogo entre experiências locais e estratégias globais de vigilância.
Sua atuação direta em emergências de saúde pública, como a mentoria de inteligência epidemiológica para gestores durante a pandemia de Covid-19 e os estudos sobre arboviroses, demonstra competências alinhadas à missão do Collaboratory.
“A participação no Collaboratory é o reconhecimento de que a vigilância epidemiológica eficaz começa na ponta, nos territórios. Nosso trabalho na Picaps, de transformar dados e informações territoriais em inteligência para a ação, ganha força ao estabelecer esse canal direto de colaboração com a rede, com potencial para incorporarmos novas tecnologias de monitoramento e análise de dados em tempo real, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Fernanda Machiner.
A colaboração com o Collaboratory representa também um fortalecimento institucional para a Fiocruz, consolidando seu papel como centro de referência em saúde pública e protagonista na produção de conhecimento aplicado à vigilância e à resposta global a emergências sanitárias. A presença de seus pesquisadores em redes internacionais de decisão garante que a experiência brasileira, sustentada por um dos maiores sistemas públicos de saúde universal do mundo, o SUS, contribua de forma decisiva para a construção de uma vigilância global mais colaborativa, equitativa e eficaz.
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado