Pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp/Fiocruz), Cecília Minayo foi agraciada, nesta quinta-feira (2/10), com o prêmio internacional da Academia Mundial de Ciências (TWAS Awards 2022 – 2024) na categoria Cientista Social. A pesquisadora emérita da Fiocruz recebeu a placa em mãos durante cerimônia realizada na 17ª Conferência Geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS), que neste ano ocorreu no Rio de Janeiro.
A pesquisadora celebrou o fato de o evento ter sido realizado na cidade onde vive, o que propiciou sua participação pessoalmente. “No ano passado, não foi possível realizar a conferência e, por sorte, calhou de ser agora aqui no Rio. Estou muito grata e honrada por receber esse prêmio, que dedico à minha família, aos meus colegas do Claves, à Ensp e à Fiocruz”, comentou. Minayo também comemorou o fato de ser uma mulher brasileira representando as Ciências Sociais nessa condecoração internacional.
Anunciada em 2023, a premiação reconhece a contribuição de Minayo aos estudos sobre a violência e seus impactos na saúde, além da aplicação de abordagens qualitativas em saúde pública. Referência no desenvolvimento de pesquisas sobre os temas, a pesquisadora foi a única brasileira a conquistar o prêmio. Na mesma cerimônia, o professor emérito do Instituto de Física da UFRJ Luiz Davidovich foi contemplado com o Prêmio TWAS Apex 2025.
Concedidos a cada dois anos, os prêmios TWAS são oferecidos a cientistas que vivem em países em desenvolvimento, em reconhecimento às contribuições feitas ao conhecimento científico e/ou à aplicação da ciência e tecnologia no desenvolvimento sustentável. A premiação é oferecida em nove áreas: Ciências Agrícolas; Biologia; Química; Terra, Astronomia e Ciências Espaciais; Ciências da Engenharia; Matemática; Ciências Médicas; Física; e Ciências Sociais.
Saiba mais
Cecília Minayo é socióloga, com doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz. É pesquisadora emérita da Faperj e da Fiocruz, onde desenvolveu seu trabalho especialmente em metodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, violência autoinfligida, saúde e sociedade. É coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves), sediado na Fiocruz, do qual é cocriadora.
No Ministério da Saúde, coordenou a equipe que formulou a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Entre os prêmios que recebeu estão a Medalha de Mérito da Saúde Oswaldo Cruz, conferido pelo Ministério da Saúde (2009); o Prêmio de Direitos Humanos da Presidência da República (2014); o Prêmio da Academia Mundial de Ciências (TWAS) como Cientista Social (2022-2024).
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado