Portal do Poder Judiciario do Estado do Maranhão (TJMA)-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

22/01/2026

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (UMF/TJMA), reuniu um grupo de trabalho para discutir os avanços e desafios do sistema prisional maranhense nesta quarta-feira (21/1). Com a presença de autoridades que atuam na área dos direitos humanos de instituições públicas e da sociedade civil, foram realizadas ainda visitas às unidades prisionais de São Luís e discutidas estratégias de trabalho em relação à saúde mental de pessoas encarceradas.

A iniciativa teve o intuito de avançar na construção de estratégia conjunta para o sistema prisional, a partir das denúncias no âmbito da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). A mesa de trabalho discutiu medidas provisórias aplicadas contra o Estado brasileiro pelos conflitos no Complexo Prisional de Pedrinhas nos anos de 2008 a 2013.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do sistema carcerário da Unidade de Monitoramento do Sistema Carcerário (UMF), juiz Douglas de Melo Martins; pela juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, integrante do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ), Solange Borba Reimberg; e pelo ouvidor nacional dos serviços penais da  Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), João Vitor Elpidio Ferreira.

A discussão central da reunião foi a temática da saúde mental e os principais desafios de implementação de políticas de monitoramento e tratamento da questão dentro do sistema carcerário maranhense. Foram apontadas medidas necessárias para a identificação antes do ingresso do sistema prisional, o fortalecimento da avaliação psicossocial e a preparação para a saída do sistema, com encaminhamentos para a área de direitos humanos e desenvolvimento social.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, reforçou durante a reunião o apoio integral da Justiça do Maranhão no desenvolvimento de políticas de solução para as problemáticas ainda enfrentadas no estado. Para ele, a infraestrutura é um fator fundamental para a garantia de melhorias no sistema prisional, seja infraestrutura do local ou de pessoal.

“Temos avançado bastante aqui no Maranhão. Nosso Tribunal conduz um grupo institucional que lida com essa área, com a proteção dos direitos no sistema de justiça e busca incluir outros órgãos e a sociedade civil. Temos o propósito de sair dessa reunião com um grande chamamento institucional para que todos olhem para esse cenário”, afirmou.

Fotografia em plano médio de dois homens brancos, de meia-idade, vestindo trajes formais em um ambiente interno iluminado. À esquerda, um homem com cabelos pretos curtos usa terno azul-marinho, camisa branca e gravata amarela com textura. Ele está com as mãos entrelaçadas à frente do corpo e parece falar, posicionado diante de um microfone de haste preta. À direita, o segundo homem tem cabelos grisalhos penteados para trás e sorri levemente para a câmera. Ele veste terno cinza-escuro, camisa branca e gravata vermelha com detalhes em azul. No terno, há um pequeno broche redondo azul na lapela. Ao fundo, de forma levemente desfocada, vê-se parte de um terceiro homem e um ambiente de paredes brancas.

(Foto: Ribamar Pinheiro)

Também esteve presente na reunião, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, que destacou a melhoria significativa na qualidade do sistema prisional maranhense.

“Nós podemos dizer que o Complexo de Pedrinhas não é mais o mesmo, temos uma realidade muito diferente, embora ainda haja muito trabalho a fazer e muita coisa a construir”, disse.

O coordenador do Sistema Carcerário, juiz Douglas de Melo Martins, ressaltou a importância da integração e atuação conjunta dos órgãos e o empenho no cumprimento das decisões e resoluções da Corte Interamericana de Direitos Humanos em relação ao Complexo de Pedrinhas.

“Todos reconheceram os avanços significativos que já tivemos e o fato de estarmos muito próximos de levantar esta decisão, mas ao mesmo tempo apontaram os desafios que ainda precisam ser enfrentados e todas as instituições estão comprometidas em dar o passo final necessário para que o Maranhão seja reconhecido como estado que de fato respeita os direitos humanos no Brasil”, destacou.

Fotografia em primeiro plano de um homem pardo, de meia-idade, com cabelos pretos curtos e ondulados. Ele está sentado à frente de um microfone de mesa e gesticula com ambas as mãos abertas enquanto fala, demonstrando expressividade. Ele veste um paletó azul-claro, camisa azul ainda mais clara e uma gravata bege-clara. No pulso esquerdo, utiliza um relógio digital de pulseira preta. À sua frente, na parte inferior da imagem, aparecem os topos de dois notebooks cinzas da marca Dell. O fundo é composto por uma poltrona de couro preto e a silhueta de outra pessoa vestindo branco.

(Foto: Ribamar Pinheiro)

Estiveram presentes, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro; a subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ileana Neiva Mousinho; o procurador-chefe do MPT-MA, Maurício Lima; o defensor-geral do Maranhão, Gabriel Furtado; o defensor Público e coordenador do Núcleo de execução Penal da DPE,  Bruno Dixon; além do secretário de administração penitenciária (Seap), os promotores de Justiça Ednarg Fernandes Marques e Joaquim Ribeiro de Souza Júnior; a procuradora da República no estado do Maranhão, Thayna Freire De Oliveira; e a representante do Ministério da Saúde, Anna Karolline.

Também participaram secretário de administração penitenciária (Seap), Murilo Andrade; o secretário-adjunto de Modernização e Articulação Institucional, Bruno Teixeira; integrante da comissão de Direitos Humanos da OAB, Luís Antônio Pedrosa; a assessora especial de gabinete do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Natália Damazio Pinto Ferreira; o secretário de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), Paulo Casé Fernandes; e o secretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins.

INSPEÇÕES

Além da reunião, o grupo de trabalho também realizou uma série de inspeções em unidades prisionais. Durante a semana, foram visitadas a UPSL 1, 2 e 4, a Penitenciária Regional de São Luís e o Hospital Nina Rodrigues, para o acompanhando o índice de atendimentos em saúde mental.

Fotografia de um grupo de pessoas em uma sala de saúde ou farmácia hospitalar. Em destaque, de costas para a câmera, uma mulher usa um colete azul com as inscrições "MINISTÉRIO DA SAÚDE" e "GOVERNO FEDERAL BRASIL". Ela conversa com uma profissional de saúde vestida com uniforme azul e touca descartável branca. No centro, outra profissional em jaleco branco e touca manuseia caixas organizadoras sobre uma mesa branca. À esquerda, um homem com boné preto e camisa polo verde-oliva (com a bandeira do Maranhão na manga) observa o ambiente, enquanto outro homem ao seu lado faz anotações em um caderno. Ao fundo, prateleiras estão repletas de frascos de medicamentos e caixas plásticas azuis.

Visita à UPSL 6 (Foto: Monteles – Seap)

Na tarde desta quarta-feira (21/1), as equipes conheceram a triagem do complexo e a UPSL 6. Na manhã desta quinta-feira (22/1), a visita é realizada na Unidade de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM).        

Acesse o álbum do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário