O município de Presidente Prudente está entre os 30 selecionados do Brasil pelo programa Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde (Rede ColaboraAPS), voltado a reforçar, aprimorar e fomentar inovações relacionadas a aspectos estratégicos da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Como parte do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recebeu na manhã desta quarta-feira (14/01), no auditório da Prudenprev, quatro equipes contempladas: Barreiras (BA), Gaspar (SC), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
Para recepcionar os visitantes, a equipe de supervisão odontológica da Sesau preparou uma apresentação do Grupo Quatro Cantos de musicoterapia, da e-multi, composta por 26 idosos. A abertura contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã e da secretária da Sesau, Adriana Vitório. Na equipe, a Fiocruz foi representada pela agente de cooperação, Maísa Melara.
A Rede ColaboraAPS é uma iniciativa coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), que promove a aprendizagem colaborativa entre territórios, amplia a produção de conhecimento e garante reconhecimento institucional às práticas locais que impactam positivamente os serviços de saúde e a vida das pessoas.
A Rede se estrutura a partir das trocas entre experiências e territórios, por meio de visitas de intercâmbio, sistematização de experiências, produções audiovisuais e da construção de um ambiente virtual colaborativo. Gestores e profissionais da APS participam ativamente do processo, apoiados por Agentes de Cooperação (ACOOP) — profissionais com formação e experiência em APS que atuam nos territórios articulando equipes locais, gestão e coordenação nacional da Rede.
No primeiro ciclo da Rede ColaboraAPS, foram recebidas 472 inscrições de experiências de todo o país. Destas, 30 experiências inovadoras foram selecionadas, representando todas as regiões do Brasil e diferentes contextos territoriais. Prudente está entre as únicas duas, de 30, que foram contempladas com boas práticas em odontologia.
De acordo com a supervisora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Prudente, Juliane Húngaro, a equipe submeteu o projeto ao edital sem muitas pretensões, mas, após algumas etapas, receberam a confirmação. “Agora, como parte dos trabalhos, Prudente recebe parte dessas 30 equipes para conhecer o trabalho realizado aqui, nossa estrutura”, declarou.
“O que chamou atenção em nosso trabalho foi o sistema informatizado que implementamos em nossa rede, o prontuário eletrônico, elaborado pela Setec, que possibilita acompanhar, em tempo real, quais serviços o paciente já realizou, quais unidades ela já percorreu, qual posição dele na fila. Não há mais o prontuário de papel”, explicou Juliane.
O prefeito Tupã falou sobre o orgulho da saúde municipal, em receber os visitantes e na importância da troca de experiências. “Eu, como cidadão prudentino, me sinto orgulhoso. O que acontece hoje aqui é a consolidação de um trabalho bem executado, pensado no bem da nossa população. O que vocês fazem de bom, que nós possamos trazer aqui para Prudente, para nossa região. Sintam-se acolhidos”, disse.
Por fim, Adriana Vitório, secretária da Sesau, parabenizou toda a equipe pelo reconhecimento e empenho, além de agradecer a presença de todos. Agradeço às pessoas da região, agradeço a quem vem de fora, de outros estados, agradeço ao nosso grupo Quatro Cantos, e à equipe da saúde bucal e da equipe da TI. Muito obrigada, sejam muito bem-vindos”.
Trocas de experiências
A Rede ColaboraAPS promove trocas entre territórios. As equipes contempladas visitam outros municípios, onde gestores e profissionais-chave da APS participam de intercâmbios presenciais, o que está acontecendo em Prudente nesta semana. Todas as 30 experiências irão visitar e receber visitas de outras equipes, em processos de imersão de três a cinco dias, que incluem visitas aos equipamentos da rede de saúde, reuniões, oficinas e apresentação das experiências pelas equipes locais.
Presidente Prudente será a anfitriã do grupo entre quarta e sexta-feira. O grupo fará visitas ao SAE/CTA (Ist/Aids), UBS Cohab, ESF Bela Vista, CEO, CRF e Sesau.
A proposta é conhecer os territórios onde as iniciativas acontecem, dialogar sobre sua construção, observar sua prática cotidiana, compreender seus impactos e reconhecimento local e fortalecer a colaboração entre pares como estratégia de ampliação e inspiração.
Prudente já visitou Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio de Janeiro, a outra cidade selecionada pelas práticas odontológicas, a equipe pôde conhecer iniciativas que são modelo para futuras ações.
Trajetória
A Secretaria Municipal de Prudente tem em seu currículo diversas conquistas de ‘peso’, reconhecimentos estaduais e nacionais que já colocaram o município em destaque e garantiram premiações.
Prudente é referência, inclusive, em saúde bucal. Em 2024, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia, e como premiação, recebeu uma cadeira odontológica, recebida em 2025 e instalada na Unidade Básica de Saúde do Jardim Guanabara.
A cidade carrega um trabalho que é referência na prevenção e no enfrentamento do HIV/AIDS e das demais infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis. Prudente foi certificado com a eliminação da transmissão vertical de HIV pela 3ª vez em dezembro de 2025.
Em 2022, Prudente garantiu o segundo lugar no ranking das 5 cidades brasileiras de grande porte com melhor desempenho nos indicadores do Previne Brasil, tendo sido parabenizado in loco por técnicos do Ministério da Saúde (MS).
Fonte: Secretaria de Comunicação
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



