O Programa de Pesquisa Translacional (PPT), vinculado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, está ampliando os esforços na pesquisa em oncologia através de um novo edital, no valor de R$ 5 milhões, dedicado ao câncer. A iniciativa, batizada de “Inova Marco Krieger”, em homenagem ao vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da instituição, que faleceu em abril deste ano. O anúncio foi feito durante encontro da Rede Fio-Câncer.
Durante o encontro, a coordenadora do PPT, Ana Paula Cavalcanti, destacou o crescimento da rede dedicada à oncologia. Em nove anos, o número de pesquisadores dedicados aos estudos dos mais variados tipos de câncer aumentou em 346%. Em 2015, eram 39 pesquisadores e atualmente a rede conta com 174 profissionais.
“A missão do nosso programa é promover o desenvolvimento de soluções específicas para o SUS, através do direcionamento de projetos integrados”, explicou Ana Paula Cavalcanti.
Produção científica robusta e edital futuro
O levantamento apresentado mostra a expressividade da produção científica em câncer na Fiocruz: 5.124 produções científicas catalogadas desde 2008, com predominância de artigos científicos. A análise dos 87 projetos aprovados em editais Inova, na temática de câncer, revelou seis grandes clusters de atuação, com destaque para pesquisa em tratamento, leucemia e câncer de mama.
A análise das parcerias revela que a UFRJ aparece como a principal colaboradora, seguida por USP, UFMG e UFBA, demonstrando o caráter nacional das pesquisas desenvolvidas.
O aguardado edital “Inova Marco Krieger” contemplará cinco áreas principais:
- Diagnóstico e prognóstico
- Terapia
- Estudos epidemiológicos
- Políticas de saúde em oncologia
- Gestão em saúde pública na oncologia
Inicialmente previsto para 2025, o edital foi reprogramado para início de 2026 devido a cortes orçamentários, mas a coordenação já adiantou as linhas temáticas para que os pesquisadores possam se articular e preparar propostas.
Chamamento à comunidade científica
Os participantes foram convidados a se prepararem para o novo edital e para o processo de remapeamento das redes que ocorrerá no segundo semestre deste ano. “Esses mapeamentos são essenciais para nosso planejamento estratégico”, enfatizou Cavalcanti. “É através deles que identificamos competências e evitamos duplicidade de esforços”.
A instituição também anunciou que fará um levantamento urgente de todas as iniciativas em diagnóstico de câncer em andamento na Fiocruz, atendendo a uma demanda específica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas.
O evento marcou os preparativos para as comemorações dos 10 anos do Programa de Pesquisa Translacional, que será celebrado com um grande encontro em 2026, onde serão apresentados todos os dados consolidados das redes de pesquisa.
Estrutura em rede com gestão rotativa
O Programa de Pesquisa Translacional é organizado em redes temáticas que perpassam todas as unidades da Fiocruz, abrangendo cinco grandes áreas: Doenças Infecciosas, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (como o Fio- Câncer), Novas Tecnologias, Saúde Coletiva e Uma Só Saúde.
Cada rede é gerenciada por um grupo de especialistas da própria área, com uma governança participativa e rotativa – os coordenadores são trocados a cada dois anos para renovar as lideranças. A mais nova rede, dedicada à neurociência e saúde mental, encontra-se em fase de estruturação.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado