A Fiocruz Amazônia divulgou o edital do processo seletivo para a segunda fase do Projeto Diagnóstico Situacional das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF). Serão oferecidas 15 vagas de pesquisador e assistente de pesquisa para os estados do Amazonas e Pará. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/01.
O objetivo da seleção será a formação de equipes de campo que atuarão no mapeamento dos desafios e potencialidades para o pleno funcionamento das UBS Fluviais em operação nos estados do Amazonas, Pará e Amapá, com um total de cinco expedições previstas para acontecer entre os meses de abril e junho de 2026.
O Projeto Diagnóstico Situacional das UBSF é realizado pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O formulário para as inscrições está disponível em https://forms.gle/uNnxKEUDmd6c2PJU6.
Os candidatos(as) às vagas de pesquisador(a) devem ter graduação completa na área de Saúde ou Ciências Humanas, com no mínimo dois anos de experiência efetiva na área específica/objeto do projeto, além de experiência prévia em pesquisa de campo, coleta de dados qualitativos e quantitativos, conhecimento da Política Nacional de Atenção Básica e portarias relativas às UBSF, habilidade de entrevistas com gestores, profissionais e usuários, disponibilidade para viagens a trabalho.
Para a vaga de assistente de pesquisa, o candidato deve possuir nível médio completo e experiência com o Processo Seletivo, experiência com organização logística, controle de dados e apoio à equipe de campo.
“As expedições têm um caráter fundamental para a pesquisa, tendo em vista que fazem parte do processo de coleta das informações referentes ao funcionamento efetivo das UBSF, que devem estar em consonância com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e portarias correlatas às UBS Fluviais”, explica o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Rodrigo Tobias, coordenador do projeto.
Segundo o pesquisador, a partir do diagnóstico, o MS poderá subsidiar ações como reativação de embarcações, ampliação da oferta do serviço e qualificação das equipes de Saúde da Família que atuam nessas unidades.
Para esta pesquisa estão previstos mais 43 municípios. O cronograma de viagens poderá sofrer alterações mediante deliberação da coordenação do projeto. Cada equipe de campo será composta por três profissionais, sendo um(a) assistente de pesquisa e dois (duas) pesquisadores (as).
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



