Programa Cozinha Solidária avalia formação de lideranças e prepara expansão nacional-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

30/01/2026

A assinatura do termo aditivo de renovação do Porto do Itaqui (MA) foi formalizada nesta quinta-feira (29), em cerimônia que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do governador do Maranhão, Carlos Brandão; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Carvalho Dias; e da presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Oquerlina Costa. O novo contrato prorroga por mais 25 anos a administração do complexo portuário, incluindo o Cais de São José de Ribamar, os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe.

O Porto do Itaqui consolidou-se como um dos pilares do comércio exterior brasileiro, sendo uma das principais portas de escoamento da produção agrícola e mineral do Brasil, especialmente da soja e do milho produzidos na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a renovação do contrato consolida uma trajetória de expansão, que transformou o terminal em um hub logístico vital para o país. “O Porto do Itaqui hoje é uma referência do Nordeste e do Brasil. Nos últimos quatro anos, esse porto teve uma média de mais de 10% de crescimento. É um dos portos que mais cresceram no Brasil, especialmente no transporte de grãos e de minério. Fechamos o ano de 2025 com quase 37 milhões de toneladas transportadas. E a gente espera que, nesses próximos anos, possamos ter esse porto se consolidando ainda mais na região do MATOPIBA, que é estratégica para o desenvolvimento do Nordeste e do Norte do Brasil”, disse.

“O Porto do Itaqui hoje é uma referência do Nordeste e do Brasil. E a gente espera que, nesses próximos anos, possamos ter esse porto se consolidando ainda mais” Silvio Costa Filho

O governador Carlos Brandão destacou que a renovação antecipada visa garantir mais segurança jurídica. “Foram muitos diálogos, muitas reuniões, e hoje é um marco na história do Maranhão. A gente renova essa concessão por mais 25 anos, garantindo segurança jurídica e política para que os empresários possam investir e ter a segurança de que o porto está muito bem administrado”, disse.

Investimentos previstos

Dois importantes leilões estão previstos para 2026 no Porto do Itaqui. Um deles é da área IQI15, que movimenta granel sólido vegetal, como trigo, milho e soja. Outro é da área IQI16, que movimenta granel sólido mineral, como fertilizantes. Juntos, devem atrair investimentos de cerca de R$ 1,3 bilhão.

A aceleração do processo de renovação permitiu a continuidade dos investimentos em andamento, como a instalação do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, da sigla em inglês), pelo Novo PAC, na ordem de R$ 36,3 milhões.

Sustentabilidade e inovação

Além do papel econômico, o compromisso com a sustentabilidade foi pauta no evento. Em sua fala durante a cerimônia, a presidente da Emap, Oquerlina Costa, destacou que a “excelência não se baseia apenas em números, mas na capacidade de operar e inovar de forma eficiente e responsável sob o ponto de vista ambiental”.

Ela também celebrou o reconhecimento nacional das práticas ESG adotadas pelo complexo, destacando que a gestão de Itaqui caminha na vanguarda da agenda verde portuária. “Hoje comemoramos nossa liderança nacional em sustentabilidade, por sermos o primeiro porto público do Brasil a lançar um plano de descarbonização e por termos ganhado também o Selo Pró-Clima, que é um reconhecimento pela excelência em gestão climática concedida pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABPD).

Ainda durante o evento, o governador Carlos Brandão fez questão de agradecer o ministro Silvio Costa Filho, reconhecendo sua trajetória e competência técnica à frente do Ministério de Portos e Aeroportos, afirmando que “o presidente Lula está bem assessorado”.

Por fim, o diretor-geral da Antaq, Frederico Carvalho Dias, destacou a importância dessa renovação. “Não se trata de uma mera renovação. Ocorre aqui também um aperfeiçoamento e uma modernização da gestão portuária, para que a gente obtenha mais eficiência e continue realizando os investimentos que o país precisa. Mais eficiência significa redução do custo logístico e, no fim, maior competitividade nos nossos produtos, no Brasil e no exterior”, afirmou.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário