Projeto Bem-Viver une ciência e tradição pela saúde mental indígena-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

27/01/2026

A campanha nacional Janeiro Branco chama a atenção para a importância da saúde mental e para a busca por ajuda especializada quando necessária. Entre os indígenas, a taxa de suicídios é quase três vezes maior que a da população em geral, segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade de Harvard.ebc Projeto Bem-Viver une ciência e tradição pela saúde mental indígena-radardasaudeebc Projeto Bem-Viver une ciência e tradição pela saúde mental indígena-radardasaude

O avanço do garimpo ilegal, além da invasão e da destruição dos territórios indígenas estão entre as causas de adoecimento dos povos originários. Os transtornos podem ser físicos e mentais. O estudo da Fiocruz e de Harvard, publicado na revista científica The Lancet em 2023, aponta que a maioria das vítimas são homens jovens.

Nos territórios indígenas na Serra da Bocaina, entre os litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, a ocorrência de suicídios entre jovens despertou a preocupação de lideranças indígenas do povo Guarani Mbya. Para lidar com a questão, foi criado um projeto de intervenção em saúde mental, em parceria entre a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais.

Marília Capponi, psicóloga e coordenadora técnica do projeto Bem-Viver, explica que a iniciativa agrega saberes tradicionais e práticas científicas de saúde coletiva:

“Pajés e lideranças rezadeiras de outras comunidades, de outras aldeias Guarani, vieram para fazer essa intervenção. E, a partir de então, a gente tem organizado atividades com a juventude nos três territórios.”

Os três territórios indígenas atendidos pelo projeto ficam nas cidades de Ubatuba, em São Paulo, e em Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Liderança da aldeia Boa Vista, em Ubatuba, Patrícia Ara Jera conta os impactos que a comunidade indígena sofre no local:

“O que mais impactou na nossa região é o turismo. Agora, tem mais condomínio perto da aldeia chegando já. Então, isso vai afetando o nosso mental. No ano passado, os madeireiros começaram a entrar, quase destruíram tudo o que a gente tinha de mata. Até os turistas querem vir, entrar de uma forma que parece que é o dono de tudo, querer entrar na nossa cachoeira, que é muito sagrada. A gente respeita muito a mata, a cachoeira. A nossa terra, pra gente, é sagrada.”

Os povos indígenas também enfrentam racismo, o que contribui para o sofrimento mental. A psicóloga e coordenadora técnica do projeto, Marília Capponi, fala sobre os motivos que podem fazer com que a saúde intelectual dos jovens indígenas fique mais vulnerável:

“Os Guarani falam da fortaleza espiritual. E eu acredito que, enquanto jovens, essa fortaleza espiritual não está firme ainda. Então, há a necessidade de uma salvaguarda desse conhecimento espiritual mesmo, passar esse conhecimento de geração pra geração. Então, o jovem fica mais vulnerável, porque ele ainda não amadureceu.”

O atendimento, que começou com foco nos mais jovens, tem se ampliado para todos os moradores da comunidade, segundo Patrícia Ara Jera.

O projeto Bem-Viver destaca a preservação do território e da cultura tradicional para proteção da saúde mental dos povos originários. Segundo a Fiocruz, a iniciativa atende cerca de 2,5 mil indígenas atualmente.

*Com produção de Marcella Nogueira



Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário