Itabuna concorreu com outros 472 projetos de todos os brasil –
O município de Itabuna, no sul da Bahia, foi reconhecido nacionalmente por uma importante conquista na área da saúde pública. O projeto “APS em Movimento: porque a Saúde precisa estar onde o povo está”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi selecionado como uma das experiências mais inovadoras do país na Atenção Primária à Saúde (APS).
A seleção foi feita através do Edital Colabora APS, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto itabunensse concorreu com com outras 472 iniciativas de todo o Brasil e figura entre os 29 trabalhos escolhidos para integrar a Rede Colabora APS – grupo seleto que será acompanhado, fortalecido e difundido nacional e internacionalmente.
Tudo sobre Saúde em primeira mão!
A coordenadora do Departamento de Atenção Primária do município, a enfermeira Dayse Santos, comemorou a conquista e ressaltou a importância do reconhecimento. “Ser um dos 29 trabalhos selecionados dentre 472 boas experiências inscritas, tendo o reconhecimento da Fiocruz do Ministério da Saúde, só diz o quanto todo nosso esforço valeu à pena. Hoje nós somos só alegria, orgulho e gratidão”, comemorou ela.
A enfermeira destacou ainda a importância o apoio dos gestores do município, da Secretaria Municipal de Saúde, aos funcionários da APS e outros parceiros. “Agradecemos ao prefeito Augusto Castro, à secretária Lívia Mendes Aguiar e a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, aos parceiros e especialmente aos trabalhadores da APS, porque pela primeira vez Itabuna desponta como lugar de experiência inovadora, exitosa e bem-sucedida. Isso é o que nos faz seguir confiantes”, afirma Deyse.
O projeto passou por uma rigorosa seleção, que incluiu análise técnica e entrevistas com os responsáveis pelas propostas. Com a inclusão na Rede Colabora, Itabuna passa a fazer parte de uma série de ações como intercâmbios entre experiências, visitas técnicas, capacitações e reconhecimento institucional pela Fiocruz.
Leia Também:
A Rede Colabora APS visa promover a troca de experiências entre municípios, fortalecer práticas exitosas e dar visibilidade às soluções criativas que vêm sendo implementadas em diversas regiões do país. A expectativa é de que iniciativas como a de Itabuna sirvam de inspiração para outros gestores e profissionais da saúde.