Projeto Meninas Negras na Ciência promove visita ao Circuito da Herança Africana-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

15/12/2025

Como parte do primeiro módulo do projeto Meninas Negras na Ciência, intitulado “Identidade e Cidadania”, 12 jovens participaram, na quinta-feira (11/12) de uma visita educativa ao Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, na Região Portuária do Rio de Janeiro. A atividade integrou a proposta pedagógica do projeto, que busca oferecer instrumentos teóricos e práticos para que meninas negras reflitam sobre sua identidade, cidadania e papel social, compreendendo a ciência como aliada da saúde e dos direitos humanos.

Criado pelo Decreto Municipal nº 34.803/2011, o trajeto tem como objetivo preservar a memória afro-brasileira na região portuária do Rio de Janeiro, evidenciando a presença africana e seu legado na formação do país. A visita foi conduzida por um guia do Instituto Pretos Novos (IPN) e passou por pontos centrais da história da população negra na cidade, como o Cais do Valongo, a Pedra do Sal e o Jardim Suspenso do Valongo – territórios marcados pela chegada forçada de africanos escravizados e por séculos de resistência cultural. 

Meninas negras utilizando camiseta rosa em frente a estátua de Mercedes Baptista

Grupo em frente a estátua de Mercedes Batista, no Largo São Francisco da Prainha  (Foto: Camila Borges)

Ao caminhar por esses espaços, as estudantes tiveram contato direto com narrativas que nem sempre estão presentes nos livros didáticos, mas que são centrais para entender a formação social, cultural e científica do país.

Para Maria Fernanda, de 16 anos, o circuito ampliou seu olhar sobre a história do Rio de Janeiro. “Achei o circuito legal e interessante. Descobri coisas que eu não sabia sobre a história da chegada das pessoas negras no Brasil e no Rio. Achei mais interessante também a parte sobre a Pedra do Sal, que eu não sabia que o nome era por causa que carregavam os alimentos”, relatou.

A estudante Dandara Vitória destacou o impacto emocional e representativo da experiência, especialmente ao conhecer com a história de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “O que mais me impactou foi a história de Mercedes Baptista. Ela me representou muito, porque às vezes a gente passa por dificuldades e tem muitos obstáculos na vida. A gente tem que entender que está tudo bem e se esforçar cada vez mais. Graças a Deus, os ancestrais tiveram força para vencer barreiras e preconceitos. Hoje, a gente tem o livre-arbítrio de poder ser quem a gente quer lutar”, comentou. Segundo ela, o circuito proporciona uma experiência diferente da leitura tradicional: “Você vê que realmente aconteceu e te dá um olhar com carinho e de sofrimento sobre a história”.

Grupo durante visita na Pedra do Sal

Circuito  conectou memória, território e identidade (Foto: Camila Borges)

A atividade reforça um dos pilares do projeto Meninas Negras na Ciência: reconhecer o conhecimento ancestral como parte fundamental da construção científica e cidadã. A visita ao Circuito da Herança Africana não apenas resgata histórias silenciadas, mas também fortalece o pertencimento, a autoestima e o protagonismo das jovens, reafirmando que ciência, direitos humanos e identidade caminham juntos.

Neste ano, o projeto é coordenado pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), com a gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio) e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Rio, das empresas Ipiranga, ICONIC, ALLOS – o maior grupo de shoppings do país -, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei ISS.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário