
A PUCRS e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) firmaram, nesta terça-feira, 23 de setembro, a renovação e ampliação do convênio com a Escola de Direito e, também, uma nova parceria com a Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Os termos foram assinados pelo reitor da Universidade, Ir. Manuir Mentges; pelo Procurador-Geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz; pelo Decano da Escola de Direito, Ir. Sandro Bobrzyk; e pela decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Andréia da Silva Gustavo.
Renovação no Direito
O convênio com a Escola de Direito foi renovado por mais cinco anos e ampliado para novas frentes de atuação. A parceria fortalece a integração do MPRS com o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade, permitindo que estudantes atuem em atividades de assistência jurídica gratuita à comunidade, atendimento a vítimas de crimes e acompanhamento de casos. Além disso, o acordo prevê a realização de eventos, práticas formativas e atividades extracurriculares.
Durante o encontro, o Procurador-Geral de Justiça destacou a relevância da experiência acadêmica vivida na PUCRS e o impacto da colaboração interinstitucional:
“Muito do que permitiu que eu chegasse até onde cheguei foi o que aprendi aqui. Não só nos livros, mas no modelo de educação que a PUCRS sempre praticou. Sempre é muito bom voltar aqui, e melhor ainda quando voltamos para trazer soluções que tocam a vida das pessoas”, afirmou Alexandre Saltz.

Nova parceria na Saúde
Já o convênio com a Escola de Ciências da Saúde e da Vida envolve, inicialmente, os cursos de Odontologia e Fisioterapia. A iniciativa busca ampliar a inserção dos estudantes em contextos de prática, aliando formação acadêmica e impacto social por meio do trabalho conjunto com o Ministério Público.
Para o reitor da PUCRS, iniciativas como essa reforçam a importância da extensão universitária na formação integral dos estudantes:
“Hoje nós temos um conjunto muito grande de ações com a comunidade nas mais diferentes áreas – e essa relação com o Ministério Público é muito importante porque este é também um espaço onde o estudante pode ter uma vivência prática e a formação de novas habilidades e competências”, destacou Ir. Manuir Mentges.
A cerimônia contou, ainda, com a presença do Diretor de Relacionamento Institucional, Solimar dos Santos Amaro; do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Guilherme Antunes da Cunha; das promotoras de justiça Cinara Vianna Dutra Braga e Caroline Vaz; e do professor Marcos Eberhardt.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.
Source link